SESSÃO ESPECIAL: BEN RUSSELL
Cinema
Horário: 18:00
Sessão com a presença do
realizador
Programa
BLACK
AND WHITE TRYPPS NUMBER ONE 2005, 16mm, p&b , mudo, 7 min.
TERRA
INCOGNITA 2002, 16mm, cor, som, 10 min.
AUSTERITY
MEASURES 2012, 16mm, cor, mudo, 9 min.
WORKERS
LEAVING THE FACTORY (DUBAI) 2008, 16mm, cor, mudo, 8 min.
THE RARE
EVENT co-realizado com Ben Rivers, 2018, HD
Video, cor, som, 48 min.
Organizada em parceria com a Escola das Artes da
Universidade Católica do Porto a Casa do Cinema Manoel de Oliveira organiza uma sessão
retrospetiva da obra do cineasta experimental e curador norte-americano,
composta por cinco curtas-metragens, realizadas ao longo de duas décadas.
Optando por obras menos divulgadas, a sessão apresenta-se como uma interrogação
sobre a ontologia da matéria fílmica.
Com Trypps Number One Russell
reduz o meio às suas origens analógicas, explorando as possibilidades do cinema
feito sem câmara, a partir de manipulações da própria emulsão da película. Com Terra
Incognita começa a usar uma câmara mas sem lente, produzindo assim imagens
em movimento através do sistema pré-cinemático por excelência, a camera
obscura. Em Austerity Measures investigam-se as possibilidades dos
processos de coloração não padronizados, como metáfora política para a
desobediência financeira da Grécia, depois da crise de 2008. Já Workers
Leaving the Factory (Dubai), re-imagina o nascimento do cinema, mais de 100
anos depois do irmãos Lumière, à luz do capitalismo selvagem. Por fim, com The
Rare Event (co-realizado com o britânico Ben Rivers), reflete-se sobre o
que pode ser o futuro do cinema (e o cinema do futuro), a partir de uma
exposição que Jean-François Lyotard deixou por concretizar.
Relacionado
Nascido em 1976, nos EUA, Ben
Russell é um artista que trabalha nas áreas do cinema, da instalação e performance,
sendo também curador e investigador. O seu trabalho explora a improvável
interseção entre a antropologia visual e o psicadelismo, mergulhando amiúde nas
questões da ontologia e da história das imagens em movimento, algures entre o
cinema primitivo e o cinema estrutural. O seu trabalho vem sendo exibido em
diversas instituições, tanto dedicadas ao cinema como à arte contemporânea.