LANÇAMENTO DO LIVRO MANOEL DE OLIVEIRA: DITOS E ESCRITOS

Casa do Cinema Manoel de Oliveira
16 JUN 2021

Horário: 19:00

2106 Lançamento do livro MANOEL DE OLIVEIRA: DITOS E ESCRITOS

Manoel de Oliveira desenvolveu uma obra cinematográfica que sempre foi coincidente com uma atitude especulativa acerca do cinema. Não só porque, a cada filme, renovou convicções sem com isso prescindir de pôr à prova as suas certezas, mas também porque a realização sempre foi, no seu percurso, acompanhada por uma reflexão escrita sobre o seu ofício e sobre as questões que o seu próprio trabalho foi suscitando. Se, de uma maneira geral, não é descabido inscrever a obra de Oliveira no quadro do que poderia designar-se como um cinema teórico, os textos aqui reunidos abrem pistas sobre a interação entre o fazer e o pensar.

 

Entre breves anotações, discursos, intervenções, inéditos e diversos outros escritos publicados dispersamente, os textos cobrem, em termos periodológicos, todo o percurso do cineasta — os mais remotos, redigidos pouco depois da estreia do seu primeiro filme, Douro, Faina Fluvial”, datam de 1933; o mais recente, de 2014, é contemporâneo do último filme que concluiu, O Velho do Restelo —, incidindo, por isso, sobre muitos dos dilemas que alimentaram a sua filmografia.

 

O lançamento desta publicação contará com a participação da professora Maria do Rosário Lupi Bello e do crítico de cinema Jorge Leitão Ramos, que estarão à conversa com António Preto, diretor da Casa do Cinema Manoel de Oliveira.

 

“Manoel de Oliveira: Ditos e Escritos” é o primeiro número da Coleção Casa do Cinema e tem o apoio do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual

2106 Lançamento do livro MANOEL DE OLIVEIRA: DITOS E ESCRITOS

Relacionado

Jorge Leitão Ramos
Jorge Leitão Ramos
Maria do Rosário Lupi Bello
Maria do Rosário Lupi Bello
Jorge Leitão Ramos
Jorge Leitão Ramos

Licenciado em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico, foi professor do Ensino Secundário. Começou a escrever profissionalmente sobre cinema, em 1975, tendo passado pelas equipas de redação de jornais como o "Jornal Novo", o "Se7e", o "Diário de Lisboa" e o "Expresso", onde escreve crítica de cinema regularmente desde 1988. Também fez rádio e televisão. Escreveu vários livros sobre cinema português, nomeadamente "Fernando Lopes - Um Rapaz de Lisboa" (2012), "José Fonseca e Costa - Um Africano Sedutor" (2016) e mais notoriamente "Dicionário do Cinema Português", publicado em três volumes ao longo de mais de duas décadas, cobrindo quase toda a produção cinematográfica nacional de 1895 a 2003. O sua vasta base de dados dedicada ao cinema português encontra-se agora em linha, em constante atualização, em “Memoriale do Cinema Português”.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile