Conversa

CONVERSA E APRESENTAÇÃO DO CATÁLOGO MANOEL DE OLIVEIRA E O CINEMA PORTUGUÊS: 2. LIBERDADE!

MANOEL DE OLIVEIRA E O CINEMA PORTUGUÊS

Com João Mário Grilo, co-curador da exposição

Casa do Cinema Manoel de Oliveira
21 JUL 2024 | 12H00

Acesso gratuito mediante inscrição obrigatória no link.

Sujeito à lotação do espaço.

2107 CONVERSA E APRESENTAÇÃO DO CATÁLOGO MANOEL DE OLIVEIRA E O CINEMA PORTUGUÊS: 2. LIBERDADE!
Nvstudio

Conversa e apresentação do catálogo Manoel de Oliveira e o Cinema Português: 2. Liberdade!, com João Mário Grilo, co-curador da exposição.


A acompanhar esta exposição, a segunda de um ciclo de três exposições dedicadas ao arquivo pessoal do cineasta, a Casa do Cinema Manoel de Oliveira – Fundação de Serralves publicou um catálogo, numa edição bilingue, com uma ampla seleção de documentos nunca antes apresentados e ensaios originais referentes aos filmes produzidos pelo realizador durante o período tratado na exposição (1970-1990).

A apresentação do catálogo é também um convite para uma conversa informal com João Mário Grilo e pretexto para uma visita orientada à exposição.

Refletindo o modo como a obra de Oliveira responde, de formas nem sempre canónicas, ao contexto da Revolução de 1974 e dando continuidade ao propósito de apresentar o vastíssimo arquivo reunido pelo cineasta ao longo de mais de oitenta anos de trabalho, a exposição pretende ampliar pontos de vista sobre esta obra maior, na certeza de que essa ampliação é condição primordial para a sua continuidade e sobrevivência.


Relacionado

João Mário Grilo
João Mário Grilo
João Mário Grilo
João Mário Grilo

João Mário Grilo (Figueira da Foz, 1958) é Professor Catedrático na NOVA FCSH, onde fez o seu mestrado e doutoramento (Ciências da Comunicação/Cinema). Dá aulas de Realização de Cinema (seminário) e é coordenador dos Doutoramentos em Estudos Artísticos e em Digital Media e do Mestrado em Cinema/Televisão. Publicou inúmeros artigos sobre cinema e arte contemporânea em Portugal e no estrangeiro (em particular, na revista Traffic). É autor de vários livros, entre eles A ordem no cinema: vozes e palavras de ordem no estabelecimento do cinema em Hollywood (1997), As Lições do Cinema. Manual de Filmologia (2006), O Cinema da Não-Ilusão (2006), O Homem Imaginado (2006). Como realizador, fez o primeiro filme, Maria, em 1978, ao qual se seguiram títulos como A Estrangeira (1982), O Processo do Rei (1989), O Fim do Mundo (1993), Os Olhos da Ásia (1996) ou Duas Mulheres (2010). Em 1982 recebeu o prémio Georges Sadoul, em 1999 o prémio Especial do Júri no Rio de Janeiro, o prémio do público e do júri em Biarritz, o prémio PROCIREP em Cannes, o prémio de melhor documentário no festival Indie Lisboa (2012) e, no Porto, em 2012, o prémio Paz dos Reis pela sua carreira. Já foram apresentadas retrospetivas do seu trabalho cinematográfico no Festival de Cinema de La Rochelle, no Festival da Figueira da Foz e uma retrospetiva integral no LEFFEST.


serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile