POR BAIXO DE MÃOTÂNIA CARVALHO

Ciclo de Artes PerformativasExposição Louise Bourgeois“Deslaçar um Tormento”

PERFORMANCE

txt 0.875 data display

08 - 09 JUL 2021

Horário: 20:00

2107 POR BAIXO DE MÃO TÂNIA CARVALHO 08 Jul

Cada proposta performativa de Tânia Carvalho transporta-nos para um lugar figurado, misterioso, onde convergem figuras sombra, imagens cinematográficas ou representações fantasmagóricas. A artista movimenta-se entre a coreografia e a performance, o cinema e a composição musical para nos apresentar uma dimensão metafórica do real em cada novo projeto. Tomando como ponto de partida a obra visual da artista Louise Bourgeois, apresentada no Museu de Serralves, e as intersecções possíveis com o universo criativo da coreógrafa, Tânia Carvalho criou a peça “Por Baixo de Mão” e o texto poema:

 

tenho um fantasma dentro que só me vê por dentro

às escuras

o fora não há

tamanho medo e beleza fugaz com ele

corre

desaparece e eu estou lá

assim sem fim

o início fora de mão

eu por baixo da mão dele

 

Como coreógrafa, Tânia Carvalho tem uma carreira de mais de 20 anos de criação, com presença regular em teatros, festivais e residências artísticas, dentro e fora de Portugal. Fez criações para companhias como o Ballet de l’Opera de Lyon (“Xylographie”), a Companhia Nacional de Bailado (S), a Dançando com a Diferença (“Doesdicon”) e o Ballet National de Marseille (“one of four periods in time”). Entre os seus projetos musicais, destacam-se “Madmud”, “Idiolecto” edubloc barulin”. Em 2018 realizou “Um Saco e uma Pedra – peça de dança para ecrã”, o seu primeiro filme.

 

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile