BERLIM: A SINFONIA DE UMA CAPITAL

90 ANOS DE DOURO, FAINA FLUVIAL

90 ANOS DE DOURO FAINA FLUVIAL

Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
18 SET 2021

Horário: 19:00

2109 BERLIM: A SINFONIA DE UMA CAPITAL 18 set

Imagem publicitária do filme Berlim: A Sinfonia de uma Capital


No dia 18 de setembro, a Casa do Cinema apresenta um dos filmes que mais diretamente inspirou a estreia de Manoel de Oliveira na realização de Douro, Faina Fluvial e que, à época, moldou o seu entendimento sobre as potencialidades artísticas do cinema como forma de expressão.

 

Berlim: A Sinfonia de uma Capitalé um dos filmes mais representativos do que veio a denominar-se o ciclo das "Sinfonias Urbanas". Um pouco por todo o mundo, de Paris a São Paulo, vários realizadores dos anos 1920 e início da década seguinte, filmaram a vida das suas cidades. Só o cinema, arte do movimento, podia captar e dar forma ao pulsar da cidade moderna, com todos os seus automóveis, elétricos e ruas agitadas. Tirando partido das novas possibilidades da montagem, Walter Ruttmann, como tantos outros, reencenou a cidade a partir dos seus ritmos, construindo um filme que, sendo silencioso, é uma sinfonia visual.

 


Programa


BERLIM: A SINFONIA DE UMA CAPITAL

Walter Ruttmann

GR | 1927 | 64 min.



serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile