Ciclo de Sessões Temáticas: Ambiente Descontraído

Podem as soluções baseadas na natureza ajudar a melhorar a paisagem e qualidade do ambiente nas cidades?

txt 0.875 data display

28 OUT 2021

Horário: 18:30 - Online

Acesso gratuito com inscrição obrigatória - Inscreva-se aqui

O link de acesso será enviado após conclusão do período de inscrições

2110 Ciclo de Sessões Temáticas: Ambiente Descontraído 28 out

Podem as soluções baseadas na natureza ajudar a melhorar a paisagem e qualidade do ambiente nas cidades?


As soluções baseadas na natureza (NBS) são medidas inspiradas nos processos naturais, que se focam na resolução de desafios ambientais e sociais em meios naturais ou urbanos, promovendo o uso sustentado dos ecossistemas, a saúde e o bem-estar públicos.


Entre os muitos exemplos da sua utilização em contexto urbano, contam-se p.e. a instalação de telhados e fachadas verdes, charcos e zonas húmidas, plantações de bosques e aproveitamento de água da chuva, ajudando a recriar uma nova paisagem urbana, ao mesmo tempo que fomentam a biodiversidade e os serviços dos ecossistemas e a criação de zonas de lazer para a população.


Moderadora: Arminda Deusdado (Farol de Ideias)


Oradores: Cristina Calheiros (CIIMAR), José Lameiras (CIBIO-InBIO) e Carlos Ribeiro (Laboratório da Paisagem de Guimarães)


Parceiro Científico

2110 Ciclo de Sessões Temáticas: Ambiente Descontraído 28 out

Relacionado

Carlos A. Ribeiro
Carlos A. Ribeiro
Cristina Calheiros
Cristina Calheiros
José Lameiras
José Lameiras
Arminda Sousa Deusdado
Arminda Sousa Deusdado
Carlos A. Ribeiro
Carlos A. Ribeiro

Carlos A. Ribeiro desempenha atualmente o cargo de Diretor Executivo do Laboratório da Paisagem, uma Instituição de Investigação e Educação Ambiental na área da Sustentabilidade. Carlos A. Ribeiro é Doutor em Ciências Biomédicas pela Universidade do Porto, Mestre em Genética Molecular e Licenciado em Biologia Aplicada pela Universidade do Minho. Ao longo do seu percurso profissional, tem sido responsável pela orientação e coorientação de diversos trabalhos académicos, bem como pela gestão de vários projetos nacionais e internacionais. É autor de duas dezenas de artigos científicos em revistas internacionais, revistas por pares e de várias comunicações orais em congressos nacionais e internacionais. É também autor e editor de Livros com foco na promoção da biodiversidade e do património natural. Carlos A. Ribeiro foi o responsável e redator do Indicador Natureza & Biodiversidade da candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia em 2017. Atualmente, é um dos responsáveis pela área de trabalho Natureza & Biodiversidade, Recursos Hídricos e Turismo Sustentável da Estrutura de Missão para o Desenvolvimento Sustentável que dá corpo ao Ecossistema de Governança Guimarães 2030, apresentando ainda uma vasta experiência na área da governança.

Possui ainda uma pós-graduação na área da Gestão e Comunicação. Assumiu o cargo de Diretor Executivo do Laboratório da Paisagem em 2015, onde exerce funções de gestão da instituição e coordenação da equipa que é composta por diversos investigadores nas áreas de trabalho dos Recursos Hídricos, Natureza & Biodiversidade, Economia Circular e Paisagem e Território e também uma equipa de Educação Ambiental que desenvolve atividades diversas na área da Educação e Sensibilização Ambiental. Carlos A. Ribeiro foi responsável por várias candidaturas nacionais e internacionais nomeadamente ao Fundo Ambiental, programa LIFE, Horizon 2020, INTERREG Atlantic e INTERREG SUDOE.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile