SESSÃO DE CINEMA

Sessão Cinema: The Rest

CICLO DE CONVERSAS E VISITAS

Auditório da Casa do Cinema
18 JUN 2022 | 18H00

Sessão 2

The Rest 2019 | 1h18 min

Idomeni 2016 | 17 min

Acesso: Gratuito, sujeito a levantamento antecipado de bilhete.

O acesso ao Auditório da Casa do Cinema é feito pela Rua de Serralves nº 873, 30 minutos antes do início da sessão.

2111 #4: OS CONDENADOS DA TERRA sessao 2


The Rest (2019, 1h18)

The Resté um documentário de Ai Weiwei sobre os refugiados que conseguiram chegar à Europa, o bastião mundial dos direitos humanos, mas que vivem atualmente num limbo, nas malhas de um sistema de ajuda humanitária em desintegração. Em anos recentes, estes refugiados fugiram da guerra e da perseguição no Afeganistão, no Iraque, na Síria e noutros países dilacerados por conflitos armados em África, na Ásia Central e no Médio Oriente. Procuraram refúgio em França, Itália, Alemanha, Grécia, Suécia e na Turquia, mas a maioria não encontrou o porto seguro com que sonhava. Agora são “The Rest”: já não estão no foco da atenção mediática, mas continuam a não poder prosseguir com as suas vidas.

 

Idomeni (2016, 17m)

A 9 de março de 2016, a Macedónia fechou a sua fronteira com a Grécia, deixando milhares de refugiados retidos em Idomeni, uma pequena aldeia no limiar entre os dois países. Este encerramento teve como consequência um estrangulamento, em que ficaram bloqueados mais de 16.000 refugiados, num campo sem condições. Idomeni regista o dia a dia dos refugiados aí retidos até à evacuação do campo. Ao partirem, muitos refugiados deixaram para trás objetos pessoais. O filme documenta a recolha desses objetos, o seu transporte para o estúdio de Ai Weiwei em Berlim e a meticulosa lavagem, secagem, reparação e arquivamento de cada peça, um processo de que resultou a obra Laundromat (2016). (OV)

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile