Contra o Terricídio: Fazendo os Direitos da Natureza Pluriversalmente

Pluralizando o Antropoceno II - Outono 2021

Pluralizando o Antropoceno II

Parque
29 NOV 2021

Horário: 18:00 (GMT, Hora de Lisboa)

A sessão será em Inglês

Evento online, de acesso gratuito, com inscrição obrigatória através deste link

2111 Contra o Terricídio: Fazendo os Direitos da Natureza Pluriversalmente 29 nov


Arturo ESCOBAR (UNC-CH) e Marisol DE LA CADENA (UC Davis)

Moderador: Gonçalo Santos (CIAS / Sci-Tech Asia / Universidade de Coimbra)


Terricídio, um termo cunhado por mulheres Mapuche, nomeia a época atual da Terra: uma em que alguns humanos possuem agora a capacidade de destruir o mundo através de suas ações. Apesar de se relacionar com nomenclaturas científicas e feministas da mesma época, o terricídio coloca explicitamente em primeiro plano as ações de mundos que não se submetem à divisão ontológica entre natureza e humano em sua defesa contra a destruição. Os atores nas histórias do que chamamos o "antropo-não-visto" (anthropo-not-seen) não são nem humanos nem natureza mas ambos simultaneamente; eles pluralizam tanto o "humano" quanto a "natureza" tornando-os não apenas o mesmo. Propomos a noção de zonas de contato pluriversais como uma analítica contra o terricídio, uma analítica que proporciona alianças políticas através das mesmas divisões onto-epistêmicas que fizeram o Antropoceno. Os "direitos da natureza" podem ser uma dessas zonas de contato, um sítio onto-epistêmico para alianças que podem transformar a atual destruição Antropocénica-Capitalocénica do planeta - o terricídio - numa oportunidade de transição para o que os Zapatistas chamam de "um mundo de muitos mundos".

 

Relacionado

Arturo ESCOBAR
Arturo Escobar
Gonçalo D. Santos
Gonçalo D. Santos
Marisol DE LA CADENA
Marisol de la Cadena
Arturo ESCOBAR
Arturo ESCOBAR

Arturo ESCOBAR é um investigador-ativista de Cali, Colômbia, interessado nas lutas territoriais contra o extrativismo, as transições pós-desenvolvimentistas e pós-capitalistas, e o design ontológico. Foi professor de antropologia e ecologia política na Universidade da Carolina do Norte (UNC), em Chapel Hill, até 2018, e atualmente está vinculado aos programas de doutoramento em Design e Criação (Universidad de Caldas, Manizales, Colômbia) e em Ciências Ambientais (Universidad del Valle, Cali). Durante os últimos vinte e cinco anos, colaborou com organizações e movimentos sociais afro-colombianos, ambientalistas e feministas na Colômbia. O seu livro mais conhecido é Encountering Development: The Making and Unmaking of the Third World (1995, 2ª edição 2011). Os seus livros mais recentes são: Designs for the Pluriverse: Radical Interdependence, Autonomy, and the Making of Worlds (2018); Pluriversal Politics: The Real and the Possible (2020); e Designing Relationally: Making and Restor(y)ing Life, com Michal Osterweil e Kriti Shama (no prelo).


serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile