I_Fora

HONESTAMENTE… NÃO ME APETECE MUITO COMPANHIA – I & II

Cinema

Casa do Cinema Manoel de Oliveira
13 NOV 2021

Horário: 18:00

1963-1971 | 104’

O acesso ao Auditório da Casa do Cinema é feito pela Rua de Serralves, nº 873, 30 minutos antes do início da sessão.

Todos os filmes serão apresentados na sua língua original e legendados em português.

Por motivos de força maior o programa poderá ser alterado.

2111 I_Fora 13 nov

 

Nesta sessão abordam-se as estratégias cinematográficas dos anos 1960 – quando o cinema alemão era a nova, mas não única, ferramenta para criar uma nova sociedade. Poderoso, belo, envolvente – o cinema era o caminho. Kluge ensinava, juntamente com Edgar Reitz, na academia de Ulm, a sucessora da Bauhaus. O que dava uma história só por si – apenas 24 alunos, dos quais apenas 15 terminaram o curso, mas esses chegaram ao fim com cinema a correr-lhes nas veias, até aos dais de hoje: Ula Stöckl, Claudia von Aleman, entre poucos outros. Simultaneamente, as ideias de cinema/ coletivos de distribuição evoluíram de modo a envolver o público das margens do cinema. Inspirados pela cooperativa de realizadores de Jonas Mekas, em Nova Iorque, fundou-se uma cooperativa em Hamburgo e outra em Londres. Hamburgo tornou-se no núcleo dos cineastas avant-garde que apresentavam os seus trabalhos no novo festival aí criado. Muitos egos e energia anárquica. A política entrou no cinema em 1968 de uma forma intelectual – através de Haroun Farocki, que expandia os limites – e de uma forma muito sensual – com Roland Klick.

Sem público não há necessidade de fazer cinema! Então, envolva-se o público ; )


Comissarido por Maike Mia Höhne

Relacionado

Maike Mia Höhne
Maike Mia Höhne
Maike Mia Höhne
Maike Mia Höhne

Maike Mia Höhne estudou comunicação visual na Universidade de Belas Artes de Hamburgo, na Escuela de Bellas Artes em Havana e na Escuela Internacional de Cine y Television em San Antonio de los Baños, em Cuba. Trabalha como curadora e júri para várias instituições e festivais em todo o mundo e está envolvida no financiamento de filmes a nível regional e nacional, na Alemanha. Integra o conselho consultivo do comité consultivo da Plataforma de Filmes de Sharjah. De 2007 a 2019, foi diretora da Berlinale Shorts do Festival de Berlin. É professora de cinema na Universidade Europeia de Ciências Aplicadas em Hamburgo. Desde março de 2019, é diretora artística do Festival de Curtas de Hamburgo.

Filmografia: 3/4 (2014), Warum wir waren was wir waren (2011), Eine einfache Liebe (2005), Von der Hingabe (2002), Fin de siglo (1998), Petit Voyage (1996).

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile