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HONESTAMENTE… NÃO ME APETECE MUITO COMPANHIA – I & II
Cinema
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Horário: 18:00
1963-1971 | 104’
O acesso ao Auditório da Casa do Cinema é feito pela Rua de Serralves, nº 873, 30 minutos antes do início da sessão.
Todos os filmes serão apresentados na sua língua original e legendados em português.
Por motivos de força maior o programa poderá ser alterado.
Nesta sessão abordam-se as estratégias
cinematográficas dos anos 1960 – quando o cinema alemão era a nova, mas não
única, ferramenta para criar uma nova sociedade. Poderoso, belo, envolvente – o
cinema era o caminho. Kluge ensinava, juntamente com Edgar Reitz, na academia
de Ulm, a sucessora da Bauhaus. O que dava uma história só por si – apenas 24
alunos, dos quais apenas 15 terminaram o curso, mas esses chegaram ao fim com
cinema a correr-lhes nas veias, até aos dais de hoje: Ula Stöckl, Claudia von
Aleman, entre poucos outros. Simultaneamente, as ideias de cinema/ coletivos de
distribuição evoluíram de modo a envolver o público das margens do cinema.
Inspirados pela cooperativa de realizadores de Jonas Mekas, em Nova Iorque,
fundou-se uma cooperativa em Hamburgo e outra em Londres. Hamburgo tornou-se no
núcleo dos cineastas avant-garde que apresentavam os seus trabalhos no novo
festival aí criado. Muitos egos e energia anárquica. A política entrou no
cinema em 1968 de uma forma intelectual – através de Haroun Farocki, que
expandia os limites – e de uma forma muito sensual – com Roland Klick.
Sem público não há necessidade de fazer cinema! Então,
envolva-se o público ; )
Comissarido por Maike Mia Höhne
Relacionado
Maike Mia Höhne estudou
comunicação visual na Universidade de Belas Artes de Hamburgo, na Escuela de
Bellas Artes em Havana e na Escuela Internacional de Cine y Television em San
Antonio de los Baños, em Cuba. Trabalha como curadora e júri para várias instituições
e festivais em todo o mundo e está envolvida no financiamento de filmes a nível
regional e nacional, na Alemanha. Integra o conselho consultivo do comité
consultivo da Plataforma de Filmes de Sharjah. De 2007 a 2019, foi diretora da
Berlinale Shorts do Festival de Berlin. É professora de cinema na Universidade
Europeia de Ciências Aplicadas em Hamburgo. Desde março de 2019, é diretora
artística do Festival de Curtas de Hamburgo.
Filmografia: 3/4 (2014), Warum wir
waren was wir waren (2011), Eine einfache Liebe (2005), Von der
Hingabe (2002), Fin de siglo (1998), Petit Voyage (1996).