O Antropoceno e a Cultura da Descarga

Pluralizando o Antropoceno II - Outono 2021

Pluralizando o Antropoceno II

Parque
23 NOV 2021

Horário: 15:00 (GMT, Hora de Lisboa)

A sessão será em Inglês

Evento online, de acesso gratuito, com inscrição obrigatória através deste link

2111 O Antropoceno e a Cultura da Descarga 13 nov


Gonçalo SANTOS (Univ. de Coimbra) e Jun ZHANG (City U Hong Kong)

Moderador: Helena Freitas (CFE / Fundação de Serralves)


Não há dúvida que o impacto ambiental da expansão planetária humana atingiu novos níveis com as transformações associadas à ascensão do mundo industrial moderno e à “Grande Aceleração” que ocorreu após a Segunda Guerra Mundial. Nesta palestra, sugerimos que uma das melhores formas de capturar esta transição catastrófica para uma era de incertezas ambientais antropogénicas crescentes é olhar para a disseminação mundial de um sistema de gestão de dejetos humanos baseado em vasos sanitários de descarga e redes centralizadas de canos de esgoto. Nos últimos duzentos anos, este sistema hidráulico de gestão de dejetos humanos tornou-se num marco simbólico da civilização moderna e num requisito básico de saneamento público em ambientes urbanos, mas é uma solução muito dispendiosa que não está ao alcance de todos e que tem custos ambientais. Estes custos estão a tornar-se cada vez mais óbvios na presente era de incertezas ambientais e de escassez crescente de recursos hídricos de qualidade. Numa altura em que o mundo está a enfrentar uma crise hídrica de proporções gigantescas, não é de todo claro se se deve continuar a usar a água como meio para a eliminação de dejetos domésticos (e industriais), especialmente quando há dados que apontam para as limitações das atuais tecnologias de tratamento de esgoto. A verdade é que a descarga de dejetos humanos para uma rede de esgotos não elimina o problema; apenas o agrava, no sentido em que transporta o problema para outro lugar e o torna num problema de outrém. Nós argumentamos que esta cultura institucionalizada de descarga e esquecimento não está circunscrita a questões de saneamento urbano, mas é um valor central que molda o funcionamento das economias descartáveis contemporâneas e que ajuda a explicar porque é que é tão difícil mudar o modelo linear de "tirar-fazer-desperdiçar" da economia mundial e a presunção insustentável que o planeta tem recursos infinitos. Nesta palestra, propomos uma abordagem que liga o desenvolvimento desta cultura insustentável de descarga e esquecimento à história do capitalismo industrial e suas práticas cada vez mais destrutivas e esbanjadoras de produção e consumo, e fazemos uso de materiais históricos e etnográficos vindos da China para mostrar que é possível desenvolver modelos alternativos de gestão de dejetos humanos que ajudem a reduzir a pressão sobre os recursos hídricos existentes, contribuindo para a criação de uma economia mais circular, onde tudo - incluindo os dejetos humanos - são reciclados e os recursos são regenerados.

Relacionado

Gonçalo D. Santos
Gonçalo D. Santos
Jun ZHANG
Jun Zhang
Gonçalo D. Santos
Gonçalo D. Santos

Gonçalo D. Santos is an Assistant Professor of Social-Cultural Anthropology in the Department of Life Sciences and a full member of the Research Centre for Anthropology and Health (CIAS) at the University of Coimbra. He held previous positions at the London School of Economics and Political Science, the Max Planck Institute for Social Anthropology, and the University of Hong Kong. His research on China explores new approaches to questions of modernity, moral subjectivity, and social and technological transformation. He is the author of Chinese Village Life Today (Univ. of Washington Press, In Press) and the co-editor of Transforming Patriarchy (Univ. of Washington Press, 2017). He is the founder and the director of the international research network Sci-Tech Asia, and a participant in the Initiative for U.S.-China Dialogue on Global Issues Research Group on Culture and Societyat Georgetown University.

 

Gonçalo D. Santos

University of Coimbra

Department of Life Sciences

Calçada Martim de Freitas

3000-456 Coimbra (Portugal)

Personal Website: https://gdsantos.com/

Network Website: https://www.scitechasia.org

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile