Visita Guiada
Para uma Timeline a Haver
Para uma Timeline a Haver
Horário: 12:00
Lotação: 25
No próximo dia 7 de
Novembro (domingo), decorrerá, às 12h00, uma visita leitura à exposição
realizada por GIL MENDO, curador de dança, professor
de notação de dança, agente cultural.
Acesso:
Bilhete
Visita Orientada
Adulto
residente em Portugal: 10€
Adulto
não residente em Portugal: 12€
Entrada
gratuita para crianças até aos 12 anos;
Desconto
de 50% para Amigos de Serralves, jovens até aos 18 anos e maiores de 65 anos
Inscrição
obrigatória para ser.educativo@serralves.pt,
até às 17:00 da sexta-feira anterior.
EXPOSIÇÃO
Para uma timeline a haver:
genealogias da dança como prática artística em Portugal
A Fundação de Serralves
apresenta até 28 de Novembro, Para uma timeline a haver: genealogias da
dança como prática artística em Portugal, uma exposição que interroga o desenvolvimento e a disseminação da dança
como prática artística em Portugal, nos séculos XX e XXI, da autoria dos
artistas e investigadores Ana Bigotte Vieira, João dos Santos Martins e
Carlos Manuel Oliveira, patente nos Foyers do Auditório de Serralves.
Levada a cabo
intermitentemente desde 2016 e para sempre em aberto, a exposição relaciona
eventos de matriz social, política, cultural, biográfica e artística,
possibilitando uma leitura comparada e contribuindo para criar alguma
familiaridade com obras, autores, cânones, corporalidades, épocas e
mundividências, ao mesmo tempo que os interroga estética e politicamente.
Neste âmbito, foi
programado um conjunto de visitas guiadas e de conversas em que coreógrafos,
bailarinos, ensaístas, curadores e historiadores tanto “leem” e apresentam a
exposição como relacionam as suas vivências com o que nela é dado a ver. A
exposição torna-se assim espaço crítico e de
partilha, gerador de múltiplas abordagens e possibilidades de leitura.
Relacionado
Gil Mendo Valente e Branco (Oeiras, 1946), coreólogo (Benesh
Institute of Choreology, Londres, 1972/1975), estudou dança no Centro de
Estudos de Bailado do Instituto de Alta Cultura, Teatro Nacional de São Carlos,
1996 a 1972, sob direção de Anna Ivanova e David Boswell. Foi Programador de
Dança da Culturgest, Lisboa, de Maio de 2004 a Setembro de 2017. Professor
Coordenador aposentado da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de
Lisboa (1986-2014).
Pertenceu à Comissão
Instaladora do Instituto Português das Artes do Espetáculo, Ministério da
Cultura, entre 1996 e 1998, e de 1998 a 2001 foi Coordenador do seu
Departamento de Dança.Foi consultor para a Dança da Fundação das
Descobertas/Centro Cultural de Belém de 1993 a 1995.Em 1990 e 1991 foi
consultor para a Dança do Comissariado Europália 91-Portugal, e, em 1990 um dos
fundadores do Fórum Dança.
Entre 1976 e 1986 foi
professor e membro de várias comissões diretivas da Escola de Dança do
Conservatório Nacional.Foi ativo em redes internacionais de artes do espetáculo
durante a década de 1990 e início da década de 2000, nomeadamente como membro
do IETM – Informal European Theatre Meeting desde 1990 (e membro do seu comité
executivo de 1991 a 1993), membro fundador e perito do Roberto Cimetta Fund for
the mobility of artists and professionals of the Mediterranean, perito do fundo
para distribuição e produção da DBM – Danse Bassin Métitérrannée, além de
outras atividades pontuais, como a co-organização de Mostras de Dança
Portuguesa em Madrid, Glasgow e Bona e a participação em conferências e júris
internacionais.