SIZA TALKS 2021

DISCURSOS SOBRE ARQUITETURA - Conversas com o Lugar

txt 0.875 data display

18 - 19 NOV 2021

Lotação: 250 lugares

Acesso:  

18 NOV – 5€, com 50% de desconto para Amigos, +65 e Estudantes

19 NOV – 10€, com 50% de desconto para Amigos, +65 e Estudantes

2111 SIZA TALKS 2021

Um sítio vale pelo que é,

e pelo que pode ou deseja ser.

Álvaro Siza

 

Como parte do seu compromisso com a arquitetura, em 2021 o Museu de Arte Contemporânea de Serralves acolherá a terceira edição das "The Álvaro Siza Talks", um evento que reúne arquitetos, académicos e estudantes para a discussão de temas relevantes para a arquitetura contemporânea, enquanto celebra o espírito da obra de Álvaro Siza. Cada edição das Talks está centrada em torno de um tema diferente que visa fomentar a discussão e o debate em relação a temas e valores expressos na arquitetura de Siza.

 

Desde o início da sua prática arquitetónica, o trabalho de Siza tem sido fortemente informado por uma leitura única da noção de lugar e ele tem afirmado frequentemente que, para ele, um projeto começa no momento em que visita um sítio. Quer seja na cidade histórica, nas periferias urbanas ou nos locais mais remotos, o seu trabalho envolve-se sempre em conversa com o lugar. No entanto, esta conversa pode tomar diferentes formas: na Casa de Chá da Boa Nova em Leça da Palmeira, o primeiro edifício público construído por Siza (1958-63), estabeleceu uma relação de continuidade entre os telhados e a paisagem rochosa virada para o Oceano Atlântico, enquanto nas Piscinas de Marés (1961-66), a apenas alguns anos e a algumas centenas de metros de distância, procurou uma relação de oposição com o mesmo Oceano, através da disposição cuidadosa de uma série de muros de betão.

 

O tema proposto na edição deste ano das Talks, "Conversas com o Lugar", visa suscitar uma discussão sobre as próprias noções de lugar e local, e sobre o seu papel na prática arquitetónica contemporânea. 

A palestra de abertura deste ano será proferida por Anne Lacaton (vencedora, juntamente com o seu parceiro Jean-Philippe Vassal, do Prémio Pritzker de Arquitetura em 2021). A lista de oradores inclui Sheila O'Donnell, Carme Pinós, Paulo David, Cino Zucchi e Juhani Pallasmaa. 

Para além de Álvaro Siza, o Comité Científico da "The Álvaro Siza Talks" é composto por Farrokh Derakhshani (Diretor do Prémio Aga Khan de Arquitetura), Eduardo Souto de Moura, Carles Muro e Philippe Vergne (Diretor do Museu de Arte Contemporânea de Serralves). 


"The Álvaro Siza Talks" são organizados pela Fundação de Serralves em colaboração com o Prémio Aga Khan de Arquitetura.

Programa

 

18 de novembro

 

19:00   Abertura

19:30   Conferência de abertura

            Anne Lacaton (Lacaton & Vassal, Paris)

  


19 de novembro

 

10:30   Carles Muro [Abertura]

11:00   Sheila O'Donnell (O'Donnell + Tuomey, Dublin)

12:30   Paulo David (Paulo David Arquitectos, Funchal)

 

16:00   Cino Zucchi(CZA Cino Zucchi Architetti, Milão)

17:30   Carme Pinós (Estudio Carme Pinós, Barcelona)

 

19:30   Juhani Pallasmaa (Helsínquia)

Relacionado

Anne Lacaton
Anne Lacaton
Carles Muro
Carles Muro
Carme Pinós
Carme Pinós
Cino Zucchi
Cino Zucchi
Juhani Pallasmaa
Juhani Pallasmaa
Paulo David
Paulo David
Sheila O'Donnell
Sheila O'Donnell
Anne Lacaton
Anne Lacaton

Anne Lacaton

(Saint-Pardoux-la-Rivière, 1955)

Licenciou-se na Escola de Arquitetura de Bordéus em 1980. Diploma em Urbanismo pela Universidade de Bordéus em 1984.

Foi professora visitante na EPFL Lausanne (2004, 2006, 2010-2011 e 2017), na Harvard Graduate School of Design (2011 e 2015), na Universidade de Sassari em Alghero (2014 e 2015) e na TUDelft (2016-2017), entre outras. Professora na ETH Zürich desde 2017.

Anne Lacaton é sócia fundadora, com Jean-Philippe Vassal, de Lacaton & Vassal, atelier estabelecido em Paris em 1989. O seu trabalho abrange desde edifícios públicos e habitação social até ao planeamento urbano. Os principais projetos realizados pelo escritório incluem o Centro Regional de Arte Contemporânea FRAC em Dunkerque, a renovação do Museu de Arte Contemporânea "Palais de Tokyo" em Paris, a Escola de Arquitetura em Nantes, o Café Una no Museumsquartier de Viena, transformações de habitação social do movimento moderno, bem como numerosos projetos de habitação coletiva e individual como a casa Latapie em Bordéus, a casa nas árvores na baía de Arcachon, a Cité Manifeste em Mulhouse ou o projeto de habitação social e estudantil em Paris.

Lacaton & Vassal, juntamente com Frédéric Druot e Christophe Hutin foram os vencedores do Prémio da União Europeia de Arquitetura Contemporânea - Prémio Mies van der Rohe em 2019 pela sua transformação de três edifícios, com um total de 530 habitações, na Cité du Grand Parc em Bordéus. Em 2021, Anne Lacaton e Jean-Philippe Vassal foram os galardoados com o Prémio Pritzker de Arquitetura.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile