SIZA TALKS 2021

DISCURSOS SOBRE ARQUITETURA - Conversas com o Lugar

18 - 19 NOV 2021

Lotação: 250 lugares

Acesso:  

18 NOV – 5€, com 50% de desconto para Amigos, +65 e Estudantes

19 NOV – 10€, com 50% de desconto para Amigos, +65 e Estudantes

2111 SIZA TALKS 2021

Um sítio vale pelo que é,

e pelo que pode ou deseja ser.

Álvaro Siza

 

Como parte do seu compromisso com a arquitetura, em 2021 o Museu de Arte Contemporânea de Serralves acolherá a terceira edição das "The Álvaro Siza Talks", um evento que reúne arquitetos, académicos e estudantes para a discussão de temas relevantes para a arquitetura contemporânea, enquanto celebra o espírito da obra de Álvaro Siza. Cada edição das Talks está centrada em torno de um tema diferente que visa fomentar a discussão e o debate em relação a temas e valores expressos na arquitetura de Siza.

 

Desde o início da sua prática arquitetónica, o trabalho de Siza tem sido fortemente informado por uma leitura única da noção de lugar e ele tem afirmado frequentemente que, para ele, um projeto começa no momento em que visita um sítio. Quer seja na cidade histórica, nas periferias urbanas ou nos locais mais remotos, o seu trabalho envolve-se sempre em conversa com o lugar. No entanto, esta conversa pode tomar diferentes formas: na Casa de Chá da Boa Nova em Leça da Palmeira, o primeiro edifício público construído por Siza (1958-63), estabeleceu uma relação de continuidade entre os telhados e a paisagem rochosa virada para o Oceano Atlântico, enquanto nas Piscinas de Marés (1961-66), a apenas alguns anos e a algumas centenas de metros de distância, procurou uma relação de oposição com o mesmo Oceano, através da disposição cuidadosa de uma série de muros de betão.

 

O tema proposto na edição deste ano das Talks, "Conversas com o Lugar", visa suscitar uma discussão sobre as próprias noções de lugar e local, e sobre o seu papel na prática arquitetónica contemporânea. 

A palestra de abertura deste ano será proferida por Anne Lacaton (vencedora, juntamente com o seu parceiro Jean-Philippe Vassal, do Prémio Pritzker de Arquitetura em 2021). A lista de oradores inclui Sheila O'Donnell, Carme Pinós, Paulo David, Cino Zucchi e Juhani Pallasmaa. 

Para além de Álvaro Siza, o Comité Científico da "The Álvaro Siza Talks" é composto por Farrokh Derakhshani (Diretor do Prémio Aga Khan de Arquitetura), Eduardo Souto de Moura, Carles Muro e Philippe Vergne (Diretor do Museu de Arte Contemporânea de Serralves). 


"The Álvaro Siza Talks" são organizados pela Fundação de Serralves em colaboração com o Prémio Aga Khan de Arquitetura.

Programa

 

18 de novembro

 

19:00   Abertura

19:30   Conferência de abertura

            Anne Lacaton (Lacaton & Vassal, Paris)

  


19 de novembro

 

10:30   Carles Muro [Abertura]

11:00   Sheila O'Donnell (O'Donnell + Tuomey, Dublin)

12:30   Paulo David (Paulo David Arquitectos, Funchal)

 

16:00   Cino Zucchi(CZA Cino Zucchi Architetti, Milão)

17:30   Carme Pinós (Estudio Carme Pinós, Barcelona)

 

19:30   Juhani Pallasmaa (Helsínquia)

A DECORRER

TERMINADAS

Digital Product by BondHabits