Visita Guiada
Para uma Timeline a Haver
Exposição 'Para uma Timeline a haver'
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Horário: 12:00
Foto © Pedro Figueiredo
No próximo dia 27 de Novembro decorrerá às 12:00, uma visita guiada à exposição realizada por Rosa Paula Pinto, investigadora e musicóloga.
Acesso:
Bilhete Visita Orientada
Adulto residente em Portugal: 10€
Adulto não residente em Portugal: 12€
Entrada gratuita para crianças até aos 12 anos;
Desconto de 50% para Amigos de Serralves, jovens até aos 18 anos e maiores de 65 anos
Inscrição obrigatória para ser.educativo@serralves.pt, até às 17:00 da sexta-feira anterior.
EXPOSIÇÃO
Para uma timeline a haver: genealogias da dança como prática artística em Portugal
A Fundação de Serralves apresenta até 28 de Novembro, Para uma timeline a haver: genealogias da dança como prática artística em Portugal, uma exposição que interroga o desenvolvimento e a disseminação da dança como prática artística em Portugal, nos séculos XX e XXI, da autoria dos artistas e investigadores Ana Bigotte Vieira, João dos Santos Martins e Carlos Manuel Oliveira, patente nos Foyers do Auditório de Serralves.
Levada a cabo intermitentemente desde 2016 e para sempre em aberto, a exposição relaciona eventos de matriz social, política, cultural, biográfica e artística, possibilitando uma leitura comparada e contribuindo para criar alguma familiaridade com obras, autores, cânones, corporalidades, épocas e mundividências, ao mesmo tempo que os interroga estética e politicamente.
Neste âmbito, foi programado um conjunto de visitas guiadas e de conversas em que coreógrafos, bailarinos, ensaístas, curadores e historiadores tanto “leem” e apresentam a exposição como relacionam as suas vivências com o que nela é dado a ver. A exposição torna-se assim espaço crítico e de partilha, gerador de múltiplas abordagens e possibilidades de leitura.
Relacionado
Rosa Paula Rocha Pinto é licenciada em Ciências Musicais
(1998) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Universidade NOVA de
Lisboa) e doutoranda em Musicologia Histórica (FCSH-NOVA), encontrando-se a
finalizar uma dissertação em torno do percurso histórico e do repertório da
companhia de Bailados Portugueses “Verde Gaio” (1940-1950).
Estagiou
no Centro de Estudos Musicológicos da Biblioteca Nacional de Portugal (1999).
Lecionou na Escola de Música do Conservatório Nacional e na Escola Profissional
Metropolitana. É atualmente docente das disciplinas de História da Música
(História da Cultura e das Artes) na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo
(Linda-a-Velha, Oeiras). Escreve regularmente notas de programa para a
Orquestra Sinfónica Portuguesa (TNSC, Lisboa) e para a Casa da Música
(Porto).
É
investigadora no Grupo de Teoria Crítica e Comunicação, e o Núcleo de Estudos
em Música na Imprensa (NEMI), no Centro de Estudos em Sociologia e Estética
Musical (CESEM da Universidade NOVA de Lisboa). Tem-se dedicado à história
cultural e política da música em Portugal na primeira metade do século XX,
nomeadamente a música composta para bailado.