Conversas e Conferências

ACTS OF REMEMORYCONVERSA

MARK BRADFORD: Ágora

Museu
27 JAN 2022 | 19H00

Acesso: 3€ (Amigos de Serralves, estudantes e maiores 65 anos: 50% desconto)


Comprar Bilhete

2201 CONVERSA

“ACTS OF REMEMORY”, uma conversa com Ekow Eshun, autor e curador britânico, apresentada por Philippe Vergne, Diretor do Museu de Serralves e curador da exposição “Mark Bradford: Ágora”.

Até 19 de junho, o trabalho do consagrado artista americano Mark Bradford (Los Angeles, 1961) estará patente em Serralves, na sua primeira apresentação em Portugal. Centrada na produção artística de Bradford dos últimos três anos, para quem a mitologia da Antiguidade tem sido desde sempre uma fonte de inspiração, a exposição “Mark Bradford: Ágora” inclui uma nova série de pinturas, tapeçarias e trabalhos sobre papel baseados em A caça do Unicórnio, um conjunto de tapeçarias produzido nos Países Baixos por volta de 1500, e Cérbero, o cão de três cabeças que guarda a entrada para o Inferno e o mundo subterrâneo. Ao abordar estes temas, o artista sugere um paralelismo entre questões da atualidade e a Idade Média, o período em que a arte caiu refém da peste, o mais medieval de todos os perigos. “Ágora” pretende ser um espaço de reflexão e discussão da atualidade, partindo do trabalho de Bradford e recorrendo aos tempos medievais como metáfora para as tensões sociais e os conflitos contemporâneos.


Esta conversa partirá do núcleo de obras patentes na exposição, complementando e aprofundando o ensaio de Ekow Eshun “Acts of Rememory”, redigido especificamente para o catálogo da exposição, onde são abordados temas como a noção de identidade, a violência policial e urbana, a história racial da América, a diáspora negra, etc.


A conversa será em inglês.

Relacionado

Ekow Eshun
Ekow Eshun
Ekow Eshun
Ekow Eshun

Ekow Eshun é diretor do Fourth Plinth Commissioning Group — responsável pelo mais prestigiado programa de arte pública do Reino Unido — e foi anteriormente diretor do ICA, Londres. É autor de Africa State of Mind, nomeado para o Lucie Photo Book Prize, e de Black Gold of the Sun, nomeado para o Prémio Orwell. Eshun tem contribuído para numerosas monografias e publicações sobre artistas, incluindo Ofili, Kehinde Wiley, John Akomfrah, Wangechi Mutu e Mark Bradford, assim como para os seguintes livros: Masculinities: Liberation Through Photography; Between Worlds: Voyagers to Britain 1700-1850, Seen: Black Style UK. Os seu textos têm também surgido em meios de comunicação como The New York Times, The Financial Times, The Guardian, The Observer, The Independent, Granta, Esquire, GQ Style, Aperture, Wired and L’uomo Vogue.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile