Conversas e Conferências

Warm up Conferência Serralves / ASWP

Conversas Com Serralves

Online
10 FEV 22 | 18H00 - 19H30 |


Evento online, de acesso gratuito, com inscrição obrigatória através deste link.

2202 Warm up Conferência Serralves / ASWP

Atualmente assistimos a um movimento crescente, cada vez mais expressivo, das demonstrações culturais que alertam e procuram sensibilizar para o desafio da circularidade, destacando-se também a dimensão patrimonial cultura

A Comissão Europeia e o Parlamento Europeu reconheceram a Cultura, o Património Cultural e a Paisagem como recursos chave para o desenvolvimento sustentável na Europa, potenciando através da Agenda 2030 das Nações Unidas e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nomeadamente o ODS 11 “Tornar as cidades e as comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis”, o reforço da promoção e salvaguarda do Património Cultural e as metas a alcançar assentes no paradigma da circularidade, assumido pelo crescimento económico, e do desenvolvimento humano num espaço multidimensional baseados nos valores económicos, ecológicos e sociais.

O webinar convida ao diálogo sobre a temática economia circular enquanto referenciadora do posicionamento da sociedade para a importância das manifestações culturais associadas à circularidade.


Programa


Abertura | Helena Freitas (Direção do Parque)

Moderação | Luísa Magalhães (Associação Smart Waste Portugal)

Oradores:

Ricardo Camacho (Comissão Técnica para a Sustentabilidade da Ordem dos Arquitetos)

Ana Trabulo (ArtWorks)

Ricardo Ramos (Xicogaivota)

Encerramento | Filipe Araújo (Câmara Municipal do Porto)

Relacionado

ANA TRABULO
ANA TRABULO
FILIPE ARAÚJO
FILIPE ARAÚJO
HELENA FREITAS
HELENA FREITAS
LUÍSA MAGALHÃES
LUÍSA MAGALHÃES
RICARDO CAMACHO
RICARDO CAMACHO
RICARDO RAMOS
RICARDO RAMOS
ANA TRABULO
ANA TRABULO

Ana Maria Trabulo (1988, Portugal) é arquiteta e coordenadora de projeto na ArtWorks, uma organização dedicada à produção, fabricação e criação de projectos artísticos. Coordena desde 2020 a produção de obras e projetos dos mais destacados criadores nacionais e internacionais e colaborado com diversos museus, instituições, bienais e eventos do panorama artístico nacional e internacional. Inserido no âmbito da ArtWorks o programa - No Entulho -, destinado a jovens artistas emergentes, tem como foco essencial a vertente circular e ecológica na produção de arte. Estas residências fazem coabitar diversas áreas como as artes plásticas, a música, teatro, cinema, literatura e arte digital. Entre 2015 e 2020, viveu na cidade de Estugarda, na Alemanha, onde colaborou como arquiteta na conceptualização e desenvolvimento de exposições museográficas e outras formas de arquitetura temporária. Em 2020, com o projeto-podcast “Relatos Construídos” foi-lhe atribuída a bolsa de investigação Cidade e Arquitetura, promovida pelo IPJ, Ordem dos Arquitetos e Fundação Millenium BCP.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile