Visitas

Visita Orientada

CHRISTINA KUBISCH

Exposição Christina Kubisch

Museu, Capela e Parque de Serralves
12 MAR 2022 | 17H00

Lotação: 25 pessoas

Inscrição obrigatória até às 17:00 da sexta-feira anterior, através deste link.

Bilhete
Visita Orientada

Adulto residente em Portugal: 10€

Adulto não residente em Portugal: 12€

Entrada gratuita para crianças até aos 12 anos;

Desconto de 50% para Amigos de Serralves, jovens até aos 18 anos e maiores de 65 anos.

2203 Exposição Christina Kubisch

No contexto da primeira exposição em Portugal da artista sonora alemã, Christina Kubisch, Serralves organiza um conjunto de visitas orientadas por artistas, investigadores e curadores nacionais em cujo trabalho o som aparece como elemento primordial: Luís Fernandes, Jonathan Saldanha e Cláudia Martinho.

Estas visitas visam proporcionar a partilha de visões sobre a exposição de Christina Kubisch que se cruzam com a investigação artística própria de cada um dos convidados. O programa em torno desta exposição integra ainda um concerto que reúne a apresentação das peças Emergency Solos (solos de flauta de 1974 que são uma referência histórica no trabalho de Kubisch e na performance musical), a interpretação da peça Wien Landstraße (um encontro entre um quarteto de cordas e gravações de campo eletromagnéticas) e a espacialização de uma seleção de peças eletroacústicas.


Após estudos em pintura, música e eletrónica, Christina Kubisch iniciou, nos anos 1970, o trabalho com esculturas sonoras, instalações e composições eletroacústicas que viriam a estabelecê-la como um nome pioneiro no campo da Arte Sonora e uma das artistas sonoras mais célebres da atualidade.


A presente exposição, integrada na programação de projetos contemporâneos de Serralves, inclui as obras: THE GREENHOUSE [A ESTUFA], uma instalação que utiliza a indução eletromagnética, uma técnica que Kubisch desenvolve desde finais da década de 1970 e que permite ao público, munido com auscultadores especiais, ouvir e misturar uma paisagem sonora que circula por cabos elétricos suspensos; BRUNNENLIEDER [CANÇÕES DA FONTE], um trabalho sobre a quietude e o imaginário Romântico onde sons naturais de água têm encontros ocasionais com citações musicais de gravações em vinil de uma canção de Schubert; e as obras ANALYZING SILENCE [ANALISANDO O SILÊNCIO] e SILENT EXERCISES [EXERCÍCIOS SILENCIOSOS], focadas em reflexões materiais e culturais sobre o “silêncio” e que têm como base uma coleção de cerca de 90 gravações das palavras que significam “silêncio” em várias línguas dos cinco continentes.


Cláudia Martinho é artista e investigadora a residir na serra do Gerês, um parque natural e reserva da biosfera em Portugal. Com formação em arquitetura, interessa-se particularmente por ouvir, gravar e criar com som e acústica ambiental e pelos poderes transformadores na expansão dos sentidos e da consciência que daí podem surgir e crescer. A sua prática relaciona-se intimamente com os lugares e geralmente envolve períodos intensivos de pesquisa de campo e gravações locais. Cria experiências auditivas imersivas e prolongadas na forma de instalações sonoras espaciais, composições e performances que exploram e realçam as qualidades e essências vibratórias dos lugares, a presença da água e da vida selvagem. Apresentou projetos em eventos e instituições como TSONAMI Festival de Arte Sonoro (Valparaíso, CL), November Music (Den Bosch, NL), maat – museu de arte, arquitetura e tecnologia (Lisboa,PT), gnration (Braga, PT), simpósio Lugares Invisíveis: Som, Urbanismo e Sentido de Lugar (Açores, PT), Lisboa Soa (Lisboa, PT), Tuned City (Berlim, DE). É co-editora da antologia Site of Sound: of Architecture and the Ear – Vol. 2 e foi co-curadora do Evento 2009/Bordeaux Biennale of Art in Public Space. Como membro fundadora do coletivo Rural Vivo, tem incitado atividades artísticas, educativas e ecológicas na serra do Gerês. Martinho está atualmente envolvida como investigadora do projeto AUDIRE – Audio Repositório: guardar memórias sonoras, Universidade do Minho, PT.

Mecenas da Exposição Christina Kubisch

2203 Exposição Christina Kubisch
serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile