Conversas e Conferências

Warm up Conferência Serralves / ASWP

Conversas Com Serralves

Online
10 MAR 22 | 18H00 - 19H30 |

Evento online, de acesso gratuito, com inscrição obrigatória através deste link.

2203 Warm up Conferência Serralves / ASWP

O Eco Design constitui uma ferramenta essencial para garantir a economia circular, permitindo enormes ganhos de eficiência económica e ambiental, através da atuação a montante (efeito cascata). Como estratégia que pretende prolongar o tempo de vida e valor dos produtos, mantendo-os num ciclo fechado e minimizando a produção de resíduos, contribui largamente para a produção e consumo de produtos mais circulares e sustentáveis. Com este webinar pretende-se que o tema seja abordado de várias perspetivas, apresentando exemplos práticos de aplicação do ecodesign.


Programa


Oradores| Cristina Sousa Rocha (Laboratório Nacional de Energia e Geologia, Unidade de Economia de Recursos - LNEG)

João Pedro Azevedo (Amorim Cork Composites)

José Bártolo (ESAD — Escola Superior de Artes e Design)


Moderação| Luísa Magalhães (Associação Smart Waste Portugal)


Encerramento| Nuno Malheiro (Associação Nacional de Jovens Empresários - ANJE)

Relacionado

CRISTINA SOUSA ROCHA
CRISTINA SOUSA ROCHA
JOÃO PEDRO AZEVEDO
JOÃO PEDRO AZEVEDO
JOSÉ BÁRTOLO
JOSÉ BÁRTOLO
LUÍSA MAGALHÃES
LUÍSA MAGALHÃES
NUNO MALHEIRO
NUNO MALHEIRO
CRISTINA SOUSA ROCHA
CRISTINA SOUSA ROCHA

Porto, Portugal, 24/10/1962


Investigadora no Laboratório Nacional de Energia e Geologia, Unidade de Economia de Recursos. É coordenadora-adjunta da Unidade e da área de Economia Circular e Gestão do Ciclo de Vida para a Sustentabilidade. Lidera projetos nacionais e internacionais nas áreas do ecodesign, design para a sustentabilidade, gestão do ciclo de vida de produtos e serviços e economia circular. 


Entre os projetos recentes que coordena ou em que participa, destacam-se o Circo Hub Portugal (https://circohubportugal.lneg.pt), (De)construct for Circular Economy, CircularStart into Business (www.circularstart.eu), KATCH_e, uma aliança de conhecimento para o design de produtos e serviços e novos modelos de negócio para a economia circular (www.katche.eu), Life Cycle in Practice (www.lifelcip.eu) e Sustainable Inoovation through Design (www.sinndesignproject.eu). 


É licenciada em Engenharia do Ambiente e mestre em Engenharia Sanitária pela Universidade Nova de Lisboa. Em 2002 defendeu provas públicas equivalentes ao grau de Doutor, apresentando uma dissertação sobre sistemas de gestão ambiental e sustentabilidade ao nível das organizações.


Tem um vasto trabalho na área de normalização, tendo presidido às Comissões Técnicas 150 – Gestão Ambiental e 164 – Responsabilidade Social. Nesse contexto, participou ativamente no desenvolvimento normativo internacional (ISO) e nacional. É atualmente vogal de várias comissões e subcomissões, incluindo a de Economia Circular.


Revisora científica do Journal of Cleaner Production, é autora de diversas publicações.

A sua formação e experiência combinam os domínios da sustentabilidade ambiental e sustentabilidade social orientadas para a gestão do design de produtos e de sistemas produto serviço, com uma perspetiva de ciclo de vida.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile