CONVERSA - DO IT EM PORTUGUÊS

ARQUIVO PERPÉTUO: AS PUBLICAÇÕES E OS PROJETOS EDITORIAIS DE HANS ULRICH OBRIST

ARQUIVO PERPÉTUO: AS PUBLICAÇÕES E OS PROJETOS EDITORIAIS DE HANS ULRICH OBRIST

Biblioteca
19 ABR 2022 | 19H00

Acesso: 3€ (Amigos de Serralves, estudantes e maiores 65 anos: 50% desconto)

2204 ARQUIVO PERPÉTUO: AS PUBLICAÇÕES E OS PROJETOS EDITORIAIS DE HANS ULRICH OBRIST

Com Lúcia Matos, diretora da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

De março a junho de 2017, foi apresentada a exposição do it, no Pavilhão de Exposições da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). O projeto, iniciado em 1993 e comissariado por Hans Ulrich Obrist, tem conhecido múltiplas materializações, ao longo dos anos, por todo o mundo, de acordo com a ideia de criar um modelo de exposição que pudesse gerar novas versões, com obras baseadas em instruções a serem interpretadas livremente de cada vez que fossem apresentadas.


A preparação e produção de do it na FBAUP convocou membros de toda a comunidade académica e de

vários sectores da sociedade numa experiência que colocou alguns desafios inesperados, proporcionou descobertas surpreendentes e revelou talentos desconhecidos. Lúcia Almeida Matos, coordenadora da exposição na FBAUP, falará destas e de outras dimensões do projeto acompanhada por alguns dos intervenientes na interpretação das instruções e concretização da exposição.

Relacionado

LÚCIA ALMEIDA MATOS
LÚCIA ALMEIDA MATOS
LÚCIA ALMEIDA MATOS
LÚCIA ALMEIDA MATOS

NOTA BIOGRÁFICA


Lúcia Almeida Matos é Professora Associada da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) onde coordena o Mestrado em Estudos de Arte e a programação de exposições desta Faculdade. É membro integrado do Instituto de História da Arte (FCSH-UNL). Os seus interesses de investigação focam-se na documentação de processos de produção, exposição e receção da arte contemporânea, áreas em que coordenou e participou em projetos de âmbito nacional e internacional. Publicou ainda livros e ensaios sobre a relação dos artistas da Escola do Porto com a cidade. Dedica-se também à organização e curadoria de exposições baseadas em investigação. Foi diretora do Museu Nacional Soares dos Reis e administradora executiva da Sociedade Porto 2001 para a Capital Europeia da Cultura. É atualmente diretora da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile