Conversas As Reservas da Biosfera da Unesco – Rede Portuguesa e CPLP
Ciclo de Conversas As Reservas da Biosfera Portuguesa e CPLP
Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés
16H00 - 19H30
Acesso gratuito, com inscrição obrigatória através deste link.
Ao longo do ano, a Exposição Reservas da Biosfera – Rede Portuguesa e CPLP, patente no Parterre Lateral do Parque de Serralves, será acompanhada por um Ciclo de Conversas com o objetivo de dar a conhecer melhor o valor patrimonial destes territórios, verdadeiros laboratórios vivos de sustentabilidade. Através da organização desta exposição e da sua programação paralela, Serralves associou-se ao Comité Nacional do Programa Man and the Biosphere e à Comissão Nacional da UNESCO.
A Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés foi aprovada no dia 27 de Maio de 2009 pelo Conselho Internacional de Coordenação (CIC) do programa da UNESCO “Homem e a Biosfera (MAB)”, realizado em Jeju (Coreia do Sul) e faz parte da Rede Mundial de Reservas da Biosfera. Está localizada entre a Comunidade Autónoma da Galiza (Espanha) e a Região Norte (Portugal), nas províncias do Minho e Trás-os-Montes, em Portugal e na província de Ourense, na Galiza (Espanha). Integra 12 autarquias locais, os municípios de Calvos de Randín, Muíños, Lobios, Entrimo, Lobeira e Bande, na Galiza (Espanha) e os municípios de Montalegre, Terras de Bouro, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez e Melgaço em Portugal. A sua superfície é de 259 657 ha, dos quais 62 819 ha (24%) correspondem à Galiza, em Espanha e 196 838 ha (76%) correspondem a Portugal. O território da Reserva apresenta características maioritariamente graníticas e montanhosas, possui uma rede hidrográfica densa, ecossistemas bem preservados e espécies de excecional interesse para a conservação da natureza e da biodiversidade. É também reconhecido pela diversidade e beleza das suas paisagens, mais ou menos humanizadas, revelando uma peculiar presença do Homem neste território desde o período do Neolítico até aos nossos dias.
Programa
16h00 | Abertura
Professora Helena Freitas (Diretora do Parque de Serralves)
16h05 | Momento Cultural - Folhateiros de Outeiro, Follateiros de Lóbios e Os Rampeiros (Gaiteiros de Lobeira)
16h35 | Breve Documentário da Reserva
16h40 | Reserva da Biosfera Gerês-Xurés
João Manuel do Amaral Esteves (Presidente da Câmara de Arcos de Valdevez)
José Antonio Amoeiro Mosquera (Gestor de la Reserva de la Biosfera Transfronteriza Gerês-Xurés)
Sandra Sarmento (Diretora ICNF)
Sónia Almeida (ADERE-Peneda Gerês)
Debate Moderação: Helena Freitas
18h00 | Momento Cultural - Folhateiros de Outeiro, Follateiros de Lóbios e Os Rampeiros (Gaiteiros de Lobeira)
18h15 | Visita orientada à Exposição ”Reservas da Biosfera – Rede Portuguesa e CPLP”
19h15 | Libertação da Coruja
Mostra de Produtos Regionais
Relacionado
Sandra Sarmento é Diretora Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Norte desde maio de 2019 e Vogal do Conselho Diretivo do ICNF desde setembro de 2018. Tem uma licenciatura em Arquitetura Paisagista (Universidade de Évora, 1995), mestrado em Instrumentos e Técnicas de Apoio ao Desenvolvimento Rural - Especialização de Gestão de Recursos Naturais (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2002), pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável e Promoção da Iniciativa Local em Meios Rurais (Associação Nacional de Oficina de Projeto em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2007), Pós-graduação em Incêndios Florestais (ISLA,2021),tendo concluído também a componente curricular do curso de Doutoramento em Arquitetura Paisagista e Ecologia Urbana (Faculdade e Ciências da Universidade do Porto, 2012).