Conversas e Conferências

Conversa Presente e futuro da oceanografia física em Portugal

CONVERSAS COM CIÊNCIA

Fenómenos que fazem desta orla costeira uma área única e a sua evolução no contexto das alterações climáticas

Lagar - Quinta de Serralves
10 ABR 22 | 11H00 - 12H30 |

Acesso pela Quinta de Serralves – Rua Bartolomeu Velho, 141

Lotação: 25 Pessoas

Acesso gratuito, sujeito a inscrição obrigatória, até às 17h00 da sexta-feira anterior através do link.


2204 Conversas Com Ciência

Portugal tem uma das maiores zonas económicas exclusivas do mundo. Nesta vasta área acontecem fenómenos que tornam estas águas únicas. Afloramentos, descarga de rios, correntes oceânicas e costeiras, ondas, erosão ou sedimentação são processos que a oceanografia física pode explicar e que apresentam uma forte influência na fauna e na flora das águas que rodeiam Portugal. A morfologia da orla costeira Portuguesa contribui para o aparecimento de sistemas com características muito próprios, como estuários, rias, lagoas ou baías. Todos estes processos e sistemas estão em constante mudança e no atual contexto das alterações climáticas, as condições que consideramos estanques encontram-se em constante mutação, com consequências por vezes difíceis de prever. Nesta sessão serão desvendados os principais fenómenos físicos que têm lugar nas águas Portuguesas, os efeitos expectáveis das alterações climáticas e as ferramentas que os cientistas utilizam para os prever.


Investigadora | Isabel Iglesias

Parceiro Científico

2204 Conversas Com Ciência

Relacionado

ISABEL IGLESIAS
ISABEL IGLESIAS
ISABEL IGLESIAS
ISABEL IGLESIAS

Isabel Iglesias é doutorada em Ciências Climáticas: Meteorologia, Oceanografia Física e Mudanças Climáticas pela Universidade de Vigo. Desde o 2011, Isabel é investigadora do CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, UP). O seu trabalho é desenvolvido nas áreas da oceanografia física, interação atmosfera-oceano, eventos extremos e alterações climáticas, nomeadamente na análise do comportamento hidrodinâmico e aplicação dos modelos numéricos nas regiões oceânicas, costeiras e estuarinas, análise de dados físicos obtidos em campanhas de amostragem e validação de dados de deteção remota para calibração e de modelos numéricos.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile