CONVERSA - MARIA ANTÓNIA SIZA NA COLEÇÃO DE SERRALVES

Auditório
04 ABR 2022 | 18H30

Acesso: gratuito, com inscrição obrigatória até às 14h00 através deste link.

2204 MARIA ANTÓNIA SIZA NA COLEÇÃO DE SERRALVES

Com Bernardo Pinto de Almeida, poeta e ensaista, José Luis Porfírio, crítico de arte, ex-diretor do Museu Nacional de Arte Antiga, e Valdemar Cruz, jornalista.

Para assinalar a assinatura do contrato de doação de aproximadamente 100 desenhos da artista Maria Antónia Siza (Porto, 1940–1973), a Fundação de Serralves promove uma conversa sobre a artista. Com as contribuições de Bernardo Pinto de Almeida – crítico de arte, escritor e Professor Catedrático na Faculdade de Belas-Artes do Porto –, de José Luis Porfírio – crítico de arte, ex-diretor do Museu Nacional de Arte Antiga – e Valdemar Cruz, jornalista que nas últimas três décadas fez parte da redação do jornal Expresso, este diálogo constitui uma oportunidade para conhecer melhor uma artista injustamente secreta, esquecida – porque desaparecida prematuramente, tendo exposto os seus trabalhos uma única vez, na Cooperativa Árvore, no Porto, em 1970.

Relacionado

BERNARDO PINTO DE ALMEIDA
BERNARDO PINTO DE ALMEIDA
VALDEMAR CRUZ
VALDEMAR CRUZ
JOSÉ LUÍS GORDO PORFÍRIO
JOSÉ LUÍS GORDO PORFÍRIO
BERNARDO PINTO DE ALMEIDA
BERNARDO PINTO DE ALMEIDA

Bernardo Pinto de Almeida é poeta e ensaista. Recebeu o prémio AICA/Fundação Gulbenkian de Crítica de Arte em 1983. Catedrático de Teoria e História da Arte, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto desde 2014. Membro da Comissão de Compras da Fundação de Serralves (1990-1996), onde organizou diversas exposições. Organizou a coleção de arte portuguesa contemporânea do M.E.I.A.C.- Museo Extremeño Ibero-Americano de Arte Contemporaneo (Badajoz/Espanha). Entre 1997 e 2001, foi Diretor Artístico da Fundação Cupertino de Miranda onde fundou o Centro de Estudos do Surrealismo e organizou diversas exposições. Membro do Conselho de Administração da Fundação Berardo, em representação do Estado (2005-2009). É diretor Artístico do Centro Júlio/Saul Dias em Vila do Conde. Como comissário independente, organizou mais de uma centena de exposições em Museus e Instituições em Portugal e Espanha. Prefaciou mais de cinco centenas de catálogos em Portugal e no estrangeiro. Dirigiu a coleção "Caminhos da Arte Portuguesa no Século XX" (40 volumes publicados) na Editorial Caminho. Colaborou nas revistas “Lapiz”, “Arte y Parte” (Espanha), “Artforum” e “Contemporanea” (EUA). Proferiu mais de três centenas de conferências em instituições culturais em Portugal e estrangeiro. Publicou diversas recolhas de poesia e vários livros de ensaio.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile