SESSÃO DE CINEMA

Sessão Cinema: O PRINCÍPIO DA INCERTEZA

CICLO DE CONVERSAS E VISITAS

Casa do Cinema Manoel de Oliveira
29 MAI 2022 | 18H00


Todos os filmes serão apresentados na sua língua original e legendados em português.

Por motivos de força maior o programa poderá ser alterado.


Acesso

Bilhete (1 sessão): 3€

Estudante/Jovem, Maiores de 65 e Amigos de Serralves: 1,5€

O acesso ao Auditório da Casa do Cinema é feito pela Rua de Serralves nº 873, 30 minutos antes do início da sessão.



2205 O PRINCÍPIO DA INCERTEZA

O PRINCÍPIO DA INCERTEZA
Manoel de Oliveira

PT, FR | 2002 | 133 min.


O Princípio da Incerteza é uma adaptação do romance “Jóia de Famíla”, de Agustina Bessa-Luís, além de ser também um intrincado jogo de espelhos. Manoel de Oliveira desafiou Agustina a pensar num romance, de que ele faria depois um filme, partindo de um pressuposto muito simples: os protagonistas seriam interpretados pelos netos de ambos. A ideia era os netos funcionarem como um prolongamento deles próprios (da escritora e do cineasta) que, desse modo, poderiam ver-se a si mesmos refletidos neste universo ficcional criado a quatro mãos. Abrir a porta aos reflexos é sempre um jogo arriscado e a ideia, se não era perversa, destapava a caixa do imprevisível. Como o conta Manoel de Oliveira, na primeira pessoa: “Descrevo a presença da escritora e do cineasta no filme através dos seus netos e, ao mesmo tempo, será que deveria fazê-lo? Será isto, verdadeiramente, certo? Não sei. É isto o princípio da incerteza.”


Filme apresentado no contexto do ciclo Domingos na Casa do Cinema: Cinema e Literatura, programado em paralelo à exposição O Princípio da Incerteza: Manoel de Oliveira e Agustina Bessa-Luís.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile