As Reservas da Biosfera da Unesco – Rede Portuguesa e CPLP
Ciclo de Conversas As Reservas da Biosfera Portuguesa e CPLP
Reserva da Biosfera Paul de Boquilobo, Berlengas-Peniche, Castro Verde
Acesso gratuito, com inscrição obrigatória através deste link
Ao longo do ano, a Exposição Reservas da Biosfera – Rede Portuguesa e CPLP, patente no Parterre Lateral do Parque de Serralves, será acompanhada por um Ciclo de Conversas com o objetivo de dar a conhecer melhor o valor patrimonial destes territórios, verdadeiros laboratórios vivos de sustentabilidade. Através da organização desta exposição e da sua programação paralela, Serralves associou-se ao Comité Nacional do Programa Man and the Biosphere e à Comissão Nacional da UNESCO.
Reserva da Biosfera Berlengas, Peniche
Laboratório vivo para atividades humanas e conservação da biodiversidade
A
Reserva da Biosfera das Berlengas/Peniche (RBB) inclui o arquipélago
das Berlengas, um corredor marítimo e a cidade de Peniche. Com cerca de
14750 habitantes, a RBB abrange uma área total de 18502.3 ha,
correspondendo 4% a área terrestre e 96% a área marinha. A modernidade e
a tradição estão bem patentes neste território, sendo o turismo
costeiro e a pesca as suas principais atividades económicas. O
arquipélago das Berlengas, que contém os ecossistemas e habitats com
maior valor de conservação, está localizado na plataforma continental
Portuguesa, a uma distância média de 5,7 milhas náuticas do continente. O
valor biológico da área marinha, o elevado interesse botânico, a
relevância para a avifauna marinha e a presença de interessante
património arqueológico subaquático são alguns dos seus fatores chave.
Inclui igualmente um património geológico de elevado valor, em que o seu
expoente máximo é o geomonumento da Ponta do Trovão - classificado pela
IUGS como GSSP do andar Toarciano (Jurássico Inferior).A Reserva inclui o arquipélago das Berlengas (Berlenga, Farilhões - Forcadas e Estelas), um corredor marítimo e a cidade de Peniche. Abrange uma área total de 18502.3 ha, correspondendo 4% a área terrestre e 96% a área marinha. O arquipélago contém os ecossistemas e habitats com maior valor de conservação e está localizado na plataforma continental portuguesa a uma distância de 5.7 milhas náuticas do continente. A classificação de Reserva da Biosfera (RB) atribuída pela UNESCO ao território em 2011, é o reconhecimento do seu enorme valor patrimonial e de responsabilização dos diferentes atores em alcançar os compromissos de sustentabilidade.
Reserva da Biosfera de Castro Verde
A Reserva da Biosfera de Castro Verde situa-se no sul de Portugal, no interior da região do Baixo Alentejo.
Estas extensas planícies do distrito de Beja são o centro da região do Campo Branco. Nestas terras chãs de relevo suave, onde a vista se perde até ao horizonte, imperam os campos agrícolas de sequeiro, com searas, prados naturais, pousios, restolhos e leguminosas, que caracterizam as estepes cerealíferas.
Com uma população de perto de 7 mil habitantes, a Reserva da Biosfera tem uma baixa densidade populacional, inferior a 13 hab/km2. Apesar do emprego na atividade agrícola ter diminuído muito nas últimas décadas, o cultivo de cereal de sequeiro associado à produção de gado em regime extensivo, continua a ser responsável pela manutenção da paisagem que carateriza esta Reserva.
O complexo mineiro de Neves-Corvo, a maior mina de cobre da Europa, de extração de zinco e cobre, destaca-se como o principal empregador da região.
A Reserva da Biosfera de Castro Verde detém a mais importante área de estepe cerealífera de Portugal, sendo uma das mais representativas da Península Ibérica e da Europa. Destaca-se a abundante comunidade de aves, com cerca de 200 espécies, que incluem as aves estepárias como a abetarda (Otis tarda), o sisão (Tetra tetrax), o cortiçol-de-barriga-negra (Pterocles orientalis), a águia-caçadeira (Circus pygargus), o peneireiro-das-torres (Falco naummani) e o Rolieiro (Coracias garrulus).
Reserva da Biosfera Paúl do Boquilobo
A Reserva da Biosfera abrange uma área de 7621 ha e uma população residente de 8400 habitantes, apresentando-se como um espaço com elevado potencial ao nível do turismo sustentável. O património genético, nomeadamente do cavalo lusitano, o património arquitetónico, o património rural, o património artístico e os eventos culturais tornam esta região única.
Contribui em simultâneo para a conservação dos valores naturais, favorecendo a conservação da paisagem, dos ecossistemas e das espécies, fomentando o equilíbrio entre a natureza e o desenvolvimento social, cultural, e económico, promovendo o desenvolvimento sustentável.
Programa (sujeito a alterações)
16H00 | Helena Freitas (Diretora do Parque)
16H05 | Reserva da Biosfera Berlengas, Peniche
Breve Documentário da Reserva
Maria Jesus Fernandes
Pedro Salgado
16h40| Reserva da Biosfera Castro Verde
Momento Cultural | Grupo de Violas Campaniças da Cortiçol
David Marques (Vereador da Câmara Municipal de Castro Verde)
Breve Documentário da Reserva
17h35 | Reserva da Biosfera Paúl de Boquilobo
Mário Antunes (Presidente da Agrotejo)
17h50 |Debate Moderação: Helena Freitas
18h15 | Visita orientada à Exposição ”Reservas da Biosfera – Rede Portuguesa e CPLP” – 1h
Mostra de produtos regionais de Castro Verde
Relacionado
David Marques, 45 anos, licenciado em Geografia e Planeamento Regional, é Vereador da Câmara Municipal de Castro Verde desde outubro de 2017 e tem o pelouro da Reserva da Biosfera de Castro Verde.
Desde 1998 que desempenhou funções enquanto técnico de projetos de Desenvolvimento Local e cooperação, foi dirigente cooperativo e associativo, consultor e empresário.