SESSÃO DE CINEMA

GANHAR A VIDA

RE-CAMÕES

COM ROSA MARIA MARTELO, ESCRITORA E PROFESSORA, E ANTÓNIO PRETO, DIRETOR DA CASA DO CINEMA MANOEL DE OLIVEIRA

Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
22 JUN 2025 | 17:00

Bilhete: 3€
Desconto de 50% para Amigos de Serralves, jovens até aos 18 anos, estudantes e maiores de 65 anos.


Comprar Bilhete

2206 GANHAR A VIDA
Fotograma de "Ganhar a Vida" (2001), João Canijo

Terceira sessão do ciclo de cinema e conversas Re-Camões, que propõe uma série de releituras cinematográficas de Luís de Camões, por ocasião das celebrações do 500º aniversário do seu nascimento. A sessão contará com a projeção do filme Ganhar a Vida (1946) de João Canijo, seguida de uma conversa entre a escritora e professora Rosa Maria Martelo, e António Preto, diretor da Casa do Cinema Manoel de Oliveira.

GANHAR A VIDA

João Canijo | POR, FRA | 2001 | 115'

Cidália tem 36 anos, é portuguesa, e vive com a família, marido, irmã e dois filhos, num bairro dos arredores de Paris. A sua vida resume-se a trabalhar para juntar dinheiro, numa comunidade fechada sobre si própria e que não gosta de dar nas vistas. Mas uma noite o seu filho mais velho é morto pela polícia, e a sua vida irá mudar para sempre. Por recusar aceitar as explicações oficiais, mas também a passividade, a vergonha da sua comunidade, e a falta de sentido na sua vida, regressando numa inescapável dimensão trágica, à que João Canijo recorre através da tragédia Antígona.


Relacionado

António Preto
António Preto
Rosa Maria Martelo
Rosa Maria Martelo
António Preto
António Preto

António Preto é diretor da Casa do Cinema Manoel de Oliveira, Fundação de Serralves. Doutorado em Estudos Cinematográficos pela Université Paris-Diderot – Paris 7, com uma tese intitulada Manoel de Oliveira: Cinéma et littérature (2011), foi docente, entre 2012 e 2018, dos cursos de Cinema e Audiovisual da Escola Superior Artística do Porto e da Universidade Lusófona do Porto. Até 2018 desenvolveu igualmente projetos como comissário e programador independente, entre os quais o ciclo de cinema Manoel de Oliveira: O imaginário do Douro (Fundação de Serralves e Teatro Municipal de Vila Real, 2018), a retrospetiva integral Teresa Villaverde (Auditório de Serralves, 2018), o ciclo de cinema e exposição Edgar Pêra: Uma Retrospetiva (Museu de Serralves, 2016, com extensão na Galeria Municipal e Teatro Cine de Torres Vedras, em 2017). Merecem ainda destaque a coordenação editorial e consultoria de programação da retrospetiva integral Manoel de Oliveira – Grande Plano, Câmara Municipal do Porto e Fundação de Serralves, 2015, bem como o comissariado da exposição Manoel de Oliveira / José Régio – Releituras e fantasmas, Fundação de Serralves e Centro de Memória de Vila do Conde, 2009-2010. Tem participado em inúmeros colóquios e conferências internacionais centrados, sobretudo, no cinema português e em Manoel de Oliveira, colaborando em diversas publicações.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile