SESSÃO DE CINEMA

SESSÃO DE CINEMA: SALTIMBANCOS

DOMINGOS NA CASA DO CINEMA: MANOEL DE OLIVEIRA E O CINEMA PORTUGUÊS 1

com apresentação de Liliana Rosa, professora e investigadora de cinema

Casa do Cinema Manoel de Oliveira
23 ABR 2023 | 18H00

Todos os filmes serão apresentados na sua língua original.

Por motivos de força maior o programa poderá ser alterado.


A apresentar em nova cópia digital proveniente da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema.

Acesso

Bilhete (1 sessão): 3€

Estudante/Jovem, Maiores de 65 e Amigos de Serralves: 1,5€

O acesso ao Auditório da Casa do Cinema é feito pela Rua de Serralves nº 873, 30 minutos antes do início da sessão.

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23 abr Saltimbancos

23 ABR | DOM | 18:00

SALTIMBANCOS
Manuel Guimarães | 1951 | 93’


Com apresentação de Liliana Rosa, professora e investigadora de cinema


Manuel Guimarães foi assistente geral de Manoel de Oliveira durante a rodagem de Aniki-Bóbó tendo, igualmente, desenhado um dos cartazes promocionais do filme. De facto, a sua carreira no cinema começa como assistente em várias produções dos anos 1940, até que se estreia em 1949, no formato curto, com um documentário sobre o pintor Soares do Reis. Saltimbancos é a sua primeira longa metragem. Adaptado de um romance de Leão Penedo intitulado O Circo, o filme traduz o interesse generalizado do meio cultural neorrealista pelo universo do circo como metáfora para a inconstância das condições de vida das populações mais pobres durante o Estado Novo – interesse esse partilhado por Manoel de Oliveira que, em 1944, preparou o guião de um filme (que nunca viria a realizar), intitulado “O Saltimbanco”, para o qual chegou a produzir uma série de fotografias de repérage. À data da estreia de Guimarães, a revista Imagem, onde escreviam vários autores do movimento neorrealista saudou o filme como “heroico”, “honesto”, “orientado no sentido da realidade, dos problemas humanos vividos por personagens reais e autênticos”. Ao ponto de Fernando Namora ter visto nele um “acontecimento histórico no cinema português”. O filme conta a história do Circo Maravilhas, um pequeno e pobre circo itinerante, e as agruras e paixões dos seus artistas.


Sessão incluída no ciclo Domingos na Casa do Cinema: Manoel de Oliveira e o Cinema Português 1, paralelo à exposição Manoel de Oliveira e o Cinema Português 1. A Bem da Nação (1929-1969) patente na Casa do Cinema Manoel de Oliveira.

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Liliana Rosa
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Liliana Rosa
Liliana Rosa

Liliana Rosa é doutora (2017) e mestre (2009) em Ciências da Comunicação, especialidade de Cinema e Televisão, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH), Universidade Nova de Lisboa (UNL) e licenciada (2007) em Design Multimédia pela Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD CR), Instituto Politécnico de Leiria (IPL). É professora adjunta no Instituto Politécnico de Tomar (IPT); investigadora integrada no Centro de Tecnologia, Restauro e Valorização das Artes (Techn&Art), do Instituto Politécnico de Tomar (IPT); e, investigadora colaboradora no Laboratório de Cinema & Filosofia (CineLab), Instituto de Filosofia da NOVA (Ifilnova), Universidade Nova de Lisboa. Leciona nos cursos de Licenciatura em Cinema Documental e cTeSP em Som e Imagem, na Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA), Instituto Politécnico de Tomar (IPT). É presidente da comissão organizadora da doc.cineESTA- Mostra Internacional de Cinema Documental do Ensino Superior da ESTA (IPT-ESTA). É cofundadora e coorganizadora do Encontro Internacional Cinema e Outras Artes, realizado anualmente na Universidade da Beira Interior (UBI). É coeditora dos vários volumes de Cinema e Outras Artes: Diálogos e Inquietudes Artísticas.

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