SESSÃO DE CINEMA: SALTIMBANCOS

com apresentação de Liliana Rosa, professora e investigadora de cinema

Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
23 ABR 2023 | 18H00

Todos os filmes serão apresentados na sua língua original.

Por motivos de força maior o programa poderá ser alterado.


A apresentar em nova cópia digital proveniente da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema.

Acesso

Bilhete (1 sessão): 3€

Estudante/Jovem, Maiores de 65 e Amigos de Serralves: 1,5€

O acesso ao Auditório da Casa do Cinema é feito pela Rua de Serralves nº 873, 30 minutos antes do início da sessão.

Comprar Bilhete

23 abr Saltimbancos

23 ABR | DOM | 18:00

SALTIMBANCOS
Manuel Guimarães | 1951 | 93’


Com apresentação de Liliana Rosa, professora e investigadora de cinema


Manuel Guimarães foi assistente geral de Manoel de Oliveira durante a rodagem de Aniki-Bóbó tendo, igualmente, desenhado um dos cartazes promocionais do filme. De facto, a sua carreira no cinema começa como assistente em várias produções dos anos 1940, até que se estreia em 1949, no formato curto, com um documentário sobre o pintor Soares do Reis. Saltimbancos é a sua primeira longa metragem. Adaptado de um romance de Leão Penedo intitulado O Circo, o filme traduz o interesse generalizado do meio cultural neorrealista pelo universo do circo como metáfora para a inconstância das condições de vida das populações mais pobres durante o Estado Novo – interesse esse partilhado por Manoel de Oliveira que, em 1944, preparou o guião de um filme (que nunca viria a realizar), intitulado “O Saltimbanco”, para o qual chegou a produzir uma série de fotografias de repérage. À data da estreia de Guimarães, a revista Imagem, onde escreviam vários autores do movimento neorrealista saudou o filme como “heroico”, “honesto”, “orientado no sentido da realidade, dos problemas humanos vividos por personagens reais e autênticos”. Ao ponto de Fernando Namora ter visto nele um “acontecimento histórico no cinema português”. O filme conta a história do Circo Maravilhas, um pequeno e pobre circo itinerante, e as agruras e paixões dos seus artistas.


Sessão incluída no ciclo Domingos na Casa do Cinema: Manoel de Oliveira e o Cinema Português 1, paralelo à exposição Manoel de Oliveira e o Cinema Português 1. A Bem da Nação (1929-1969) patente na Casa do Cinema Manoel de Oliveira.

A DECORRER

TERMINADAS

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile