SESSÃO DE CINEMA

CARTA DE AMOR

UM FILME FALADO: ESPAÇOS (I)MATERIAIS

COM ANA GABRIELA MACEDO, PROFESSORA DE LITERATURA, E JOANA MACHADO, DESIGNER, E MODERAÇÃO DE ANABELA MOTA RIBEIRO

Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
23 MAI 2026 | 17:00

Bilhete: 3€ Desconto de 50% para Amigos de Serralves, jovens até aos 18 anos, estudantes e maiores de 65 anos.

Comprar Bilhete

2305 CARTA DE AMOR
Fotograma de "Carta de Amor" (1953), Kinuyo Tanaka

Terceira sessão do ciclo de cinema e conversas Um Filme Falado: Espaços (I)materiais. A sessão contará com a projeção de "Carta de Amor" (1953) de Kinuyo Tanaka, com a presença de Ana Gabriela Macedo, professora de literatura, e Joana Machado, designer, com moderação de Anabela Mota Ribeiro.


9 MAI | SÁB | 17:00

KOIBUMI | CARTA DE AMOR

Kinuyo Tanaka | JPN | 1953 | 98’


Lançado um ano após o fim da ocupação americana do Japão, a estreia de Kinuyo Tanaka na realização explora os conflitos profissionais e pessoais de Reikichi, um veterano repatriado que procura o seu amor perdido enquanto traduz cartas românticas de prostitutas japonesas para soldados americanos. Tanaka, atriz de vastíssimo currículo e presença assídua no cinema de alguns dos maiores mestres japoneses (nomeadamente de Kenji Mizoguchi), alcança um muito difícil equilíbrio melodramático entre os despojos da guerra e a sobrevivência dos modos de vida da sociedade japonesa, com uma invulgar atenção estética.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile