Visitas na Casa do Cinema

VISITA ORIENTADA À EXPOSIÇÃOJEAN-MARIE STRAUB E DANIÈLE HUILLET: NA CRATERA DO VULCÃO

Jean-Marie Straub e Danièle Huillet

Com Pedro Crispim, programador da Casa do Cinema Manoel de Oliveira

Casa do Cinema Manoel de Oliveira
24 MAR 2024 | 12:00

Acesso: mediante aquisição bilhete Serralves

2403 VISITA ORIENTADA NA CRATERA DO VULCÃO
Filipe Braga

Jean-Marie Straub e Danièle Huillet: Na cratera do vulcão é a primeira exposição dedicada ao casal de cineastas em Portugal. A sua obra, desenvolvida durante mais de seis décadas, e compreendendo cerca de meia centena de filmes feitos em diferentes países (Alemanha, França, Itália e Suíça), é um marco incontornável do cinema moderno e um exemplo expressivo de um cinema verdadeiramente interlinguístico, transnational e pan-europeu.


Algumas das características que Straub e Huillet mantêm com Manoel de Oliveira inclui o rigor na construção dos planos, a desnaturalização da representação, o foco na materialização da palavra, a interpelação do passado e o modo como Straub e Huillet se apropriam de obras de outros autores, seja no campo da literatura, da música ou da pintura. Nesta exposição, a importância que os cineastas concedem ao lugar converte-se em porta de acesso ao que, na senda da adaptação de A Morte de Empédocles (1986), drama trágico de Friedrich Hölderlin, Straub define como 'comunismo utópico' ou, por outras palavras, uma síntese entre marxismo e ecologia.


Nesta visita orientada, Pedro Crispim, programador da Casa do Cinema Manoel de Oliveira, guiar-nos-á pelas questões e inquietações que se elevam sobre os sons e imagens que os cineastas tão pacientemente criaram.

Relacionado

Pedro Crispim
Pedro Crispim
Pedro Crispim
Pedro Crispim

Pedro Crispim formou-se em teatro na Academia Contemporânea do Espetáculo (2010) e licenciou-se em Cinema e Audiovisual na Escola Superior Artística do Porto (2013). Concluiu o mestrado em Comunicação Audiovisual, na especialização Produção e Realização Audiovisual, pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Politécnico do Porto (2016) e uma pós-graduação em Argumento pela Escola Superior de Media, Artes e Design (2019). Doutor em Ciências da Comunicação, na especialidade de Cinema e Televisão pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (2022) com a tese “Resgates da câmara: Intimidade e unidade de espaço no cinema de ficção narrativo” sobre a relação entre intimidade e unidade de espaço no cinema de ficção. Escreveu e realizou a curta-metragem “Palhaços” (2015), vencedora, entre outros, do Prémio Sophia Estudante (ficção) e da Menção Honrosa do MotelX. Foi assistente de realização de Manuel Mozos na curta-metragem “A Glória de Fazer Cinema em Portugal” (2015). É professor na licenciatura de Cinema e Audiovisual da ESAP, investigador no Centro de Estudos Arnaldo Araújo e assistente de programação da Casa do Cinema Manoel de Oliveira da Fundação de Serralves.              

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile