Conversas e Conferências

Alain Bergala: O encontro com o cinema, um momento decisivo

Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
24 MAI 2022 | 17h30

Acesso: Gratuito, sujeito a levantamento antecipado de bilhete no próprio dia.

O acesso ao Auditório da Casa do Cinema é feito pela Rua de Serralves nº 873, 30 minutos antes do início da sessão.

2405 Alain Bergala

No âmbito do Encontro Cinemini, dedicado à difusão do cinema para públicos entre os três e os seis anos, a Casa do Cinema Manoel de Oliveira – Fundação de Serralves acolhe, no dia 24 de maio, às 17h30, uma conferência do crítico, pedagogo e cineasta Alain Bergala, dedicada à importância dos primeiros contatos com o cinema na pré-infância.

O conferencista abordará alguns princípios que sempre estruturaram o seu trabalho na transmissão do cinema (com especial atenção ao caso francês e suas especificidades históricas). Partindo desse preâmbulo, refletirá (a partir de excertos de filmes) sobre a importância do primeiro encontro de uma criança com o cinema, como momento potencialmente decisivo: a relação com a sua perceção do mundo como algo real, como algo imaginário e pela relação consigo mesma como sujeito. Por fim, Alain Bergala partilhará a sua análise sobre o catálogo Cinemini e os seus métodos pedagógicos.



Alain Bergala

Alain Bergala (1943, Brignoles) é crítico, ensaísta, pedagogo e realizador de cinema. Foi redator chefe e diretor de coleções da revista Cahiers du Cinéma e, em 2000, tornou-se conselheiro para as políticas de cinema do Ministério da Educação do governo de Jack Lang, tendo sido um dos responsáveis pela introdução do cinema no ensino geral francês.

Editou vários livros dedicados a cineastas como Roberto Rossellini, Jean-Luc Godard, Abbas Kiarostami, Ingmar Bergman ou Luis Buñuel. Realizou cinema de ficção durante os anos 1980 e a partir dos anos 1990 tem realizado vários documentários sobre história da arte e, em particular, história e estética do cinema, donde se destacam filmes sobre Pier Paolo Pasolini, Charles Chaplin, Victor Erice ou Kiyoshi Kurosawa. É professor na La Fémis e comissariou as exposições Correspondances: Kiarostami Erice (Centre Pompidou 2007), Brune/Blonde (Cinémathèque française 2010) e Pasolini Roma (Cinemathèque française 2013). Dedicando-se ativamente à questão da pedagogia do cinema, foi um dos fundadores do programa Le Cinéma, cent ans de jeunesse, sendo autor de L’Hypothèse cinéma – Petit traité de transmission du cinema à l’école et ailleurs, obra de referência para a reflexão sobre a iniciação ao cinema.

2405 Alain Bergala
2405 Alain Bergala
2405 Alain Bergala
serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile