Collaborative Experimentation in Sound II
A TERRA COMPARTILHADA
Escola de Verão com David Grubbs e Jan St. Werner
ESCOLA DE VERÃO: A TERRA COMPARTILHADA
Collaborative Experimentation in Sound II
Corpo Docente: David Grubbs e Jan St. Werner
Organizado pelo Institute of Speculative and Critical Inquiry (ISCI), Berkeley, California em colaboração com a Fundação de Serralves.
David Grubbs e Jan St. Werner conduzirão os participantes em explorações multidisciplinares do som, corpo e espaço, combinando conhecimento tradicional e teórico com experimentação prática no uso do som como forma de arte. Como podemos abordar o som como algo diferente da morfologia ou do signo? O que acontece quando colocamos entre parênteses a estética musical?
Os participantes deste workshop/seminário híbrido serão guiados por um processo de pesquisa colaborativa e produção crítica e criativa, com cinco dias de instrução culminando num evento público que combinará performances, leituras, demonstrações e discussões. Uma orientação fundamental para esses esforços colaborativos será que “todos fazem tudo”, no entendimento de que as colaborações mais frutíferas ocorrem quando os indivíduos são capazes de ganhar experiência prática em todos os modos de produção relevantes. As leituras, visualizações e escutas serão disponibilizadas antes e durante o workshop e fornecerão referências artísticas e teóricas para os trabalhos e discussões. A escrita, tanto individual quanto colaborativa, também terá destaque, especialmente tendo em vista a linguagem como material e prática sonora.
Grubbs e St. Werner esperam trabalhar com indivíduos com habilitações diversas, representando uma ampla gama de formações disciplinares, e encorajam pessoas que tenham experiência em artes sonoras, estudos de som, música eletrónica e computadorizada, performance, dança, instalação, história da arte, teoria crítica e literatura (particularmente poesia e práticas de escrita experimental).
Mais informação em:
http://www.theisci.org/summer_schools.html
David Grubbs é professor de música no Brooklyn College e no Graduate Center, CUNY. No Brooklyn College, também ensina nos programas de MFA em Performance and Interactive Media Arts (PIMA) e Creative Writing. É autor de Good night the pleasure was ours, The Voice in the Headphones, Now that the audience is assembled e Records Ruin the Landscape: John Cage, the Sixties, and Sound Recording (todos publicados pela Duke University Press), e também dos livros de artista colaborativos Simultaneous Soloists (com Anthony McCall, Pioneer Works Press) e Projectile (com Reto Geiser e John Sparagana, Drag City). Grubbs lançou quatorze álbuns a solo, aparece em mais de 200 gravações e foi membro dos grupos Gastr del Sol, Bastro e Squirrel Bait. É também conhecido por suas colaborações interdisciplinares que mantém com a poetisa Susan Howe e os artistas visuais Anthony McCall e Angela Bulloch.
Jan St. Werner é um artista e compositor de música eletrónica residente em Berlim. Amplamente reconhecido como metade do grupo de música eletrónica Mouse on Mars, enveredou também por uma carreira a solo criando música sob seu próprio nome, bem como enquanto Lithops, Noisemashinetapes e Neuter River. Desde o início da sua carreira em meados da década de 1990, como parte do coletivo A-Musik de Colónia, St. Werner manteve um fluxo constante de discos editados, tanto como artista a solo como com os Mouse on Mars. Colaborou com Markus Popp (Oval) no projeto Microstoria e contribui com música para instalações e filmes da artista visual Rosa Barba. Durante os anos 2000, Werner foi diretor artístico do STEIM, o estúdio holandês de música eletro-instrumental. Em 2013, St. Werner lançou Blaze Color Burn, a primeira de uma série de gravações experimentais chamada Fiepblatter Catalogue. St. Werner foi professor convidado no Programa de Arte, Cultura e Tecnologia (ACT) do MIT e atualmente é Professor de Arte Interativa e Pesquisa Acústica Dinâmica na Academia de Belas Artes de Nuremberga.