Luzes da Cidade

Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
25 FEV 2024 | 17:00

O acesso ao Auditório da Casa do Cinema é feito pela Rua de Serralves nº 873, 30 minutos antes do início da sessão.

Bilhete: 3€
Desconto de 50% para Amigos de Serralves, jovens até aos 18 anos, estudantes e maiores de 65 anos.

Comprar Bilhete

2502 FilmeESPETADORLuzes da Cidade
"Luzes da Cidade" (Charles Chaplin, 1931)

Quarta sessão do ciclo dedicado à experiência de Manoel de Oliveira enquanto espectador, com filmes e cineastas importantes no seu percurso cinéfilo.


City Lights | Luzes da Cidade

Charles Chaplin | USA | 1931 | 87'


O primeiro filme sonoro de Chaplin mantém-se, curiosamente, sem diálogos ouvidos e preservando os intertítulos. Luzes da Cidade acompanha Charlot enquanto se apaixona por uma rapariga cega, que dá o mote para Chaplin reinventar o modo como o cinema americano olha e aborda o tema da pobreza, conciliando como muito poucos os binómios da comédia e da tristeza e do cómico e do trágico. Também muito poucos serão os testemunhos escritos mais eloquentes do que aquele que Manoel de Oliveira dedicou a Chaplin, e que é simultaneamente uma homenagem ao autor britânico e à importância do mesmo para a sua própria cinefilia: “Charlot fez as minhas delícias de infância. Acompanhou-me a sua obra, que ajudou à minha formação como homem e como pessoa interessada pelas coisas do cinema” (in Manoel de Oliveira, Ditos e Escritos, Fundação de Serralves, 2021, pág. 197).

A DECORRER

TERMINADAS

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile