CONVERSA A CIDADE CONTEMPORÂNEA: UM TERRITÓRIO DISPUTADO E EM CONFLITO

Mais do que um metro quadrado: Obras da Coleção de Serralves

Online
26 JUL 22 | 19H00

Acesso: gratuito, com inscrição obrigatória até às 14h00 através deste link.

2607 A CIDADE CONTEMPORÂNEA

Uma conversa com Guilherme Wisnik, professor, crítico e curador brasileiro e o artista português Pedro Barateiro mediada por Inês Grosso, curadora-chefe do Museu de Arte Contemporânea de Serralves no âmbito da exposição Mais do que um metro quadrado: obras da coleção de Serralves. Esta conversa pretende explorar alguns temas centrais à relação entre arte, cidade e arquitetura, e, em particular, sobre a ocupação do espaço público e a noção das cidades enquanto espaços de fricção e disputa.

Relacionado

Guilherme Wisnik
Guilherme Wisnik
Pedro Barateiro
Pedro Barateiro
Guilherme Wisnik
Guilherme Wisnik

Guilherme Wisnik (1972) é professor Livre-Docente na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Autor de livros como Lucio Costa (Cosac Naify, 2001), Estado crítico: à deriva nas cidades (Publifolha, 2009), Espaço em obra: cidade, arte, arquitetura (Edições Sesc SP, 2018) e Dentro do nevoeiro: arte, arquitetura e tecnologia contemporâneas (Ubu, 2018). Recebeu o prêmio “Destaque 2018” da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) em 2019. Publicou ensaios em diversos livros e revistas nacionais e internacionais, tais como Artforum, Architectural Design, Architectural Review, Domus, Arquitectura Viva, AV Monografías, 2G, Rassegna, Arch +, Baumeister, JA – Jornal Arquitectos, Urban China, Plot e Monolito. Foi curador de exposições como o projeto de Arte Pública Margem (Itaú Cultural, 2008-10), Paulo Mendes da Rocha: a natureza como projeto (Museu Vale, 2012), São Paulo: três ensaios visuais (Instituto Moreira Salles, 2017), Ocupação Paulo Mendes da Rocha (Itaú Cultural, 2018), Conversas na praça: o urbanismo de Jorge Wilheim (Sesc Consolação, 2019), e Infinito vão: 90 anos de arquitetura brasileira (Casa da Arquitectura de Portugal, 2018). Foi o Curador-Geral da 10a Bienal de Arquitetura de São Paulo (Instituto de Arquitetos do Brasil, 2013). É curador do Pavilhão do Brasil na Expo 2021 em Dubai.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile