QUEER UNWORLDING: COLAPSAR / NEGAR / TORNAR-SE
A TERRA COMPARTILHADA
ESCOLA DE VERÃO COM JACK HALBERSTAM, TAVIA NYONG’O E DAMON YOUNG
SUMMER SCHOOL: A TERRA COMPARTILHADA
Queer Unworlding: Colapsar / Negar / Tornar-se
Corpo Docente: Jack Halberstam, Tavia Nyong’o e Damon Young
Organizado pelo Institute of Speculative and Critical Inquiry (ISCI), Berkeley, California em colaboração com a Fundação de Serralves.
Há algum tempo atrás, um camarada nosso falecido fez a pergunta: o que vestes para o fim do mundo? A escola de verão deste ano em teoria queer explora o selvagem para além do mundo como o conhecemos e investiga as perspectivas de unworlding, colapso e negação como posturas críticas. Voltando um olhar perfurante na direção dos mantras de autocuidado que cada vez mais permeiam a nossa envolvente catastrófica, o seminário manterá o interesse em cenários de desaparecimento do eu no exato momento em que este se intensifica em si próprio. Mais uma vez reabrindo a caixa de ferramentas da teoria queer para fazer perguntas diferentes e realizar novas genealogias, o seminário convida participantes académicos e criativos, bem como aqueles que transgridem divisões que, na verdade, nunca foram muito estáveis.
Os problemas e tópicos a serem discutidos incluem:
— arte e arquitetura queer
— noções mutáveis de si e do outro
— Teorias queer negra e feminista
— cultura popular
— antropologias do diverso
— métodos, epistemologias e estruturas queer
— teoria e ficção especulativas
— teorias do desejo, afeto e anedonia
— pulsões de morte, vazios e vácuo
— selvageria
— fabulações
Mais informação:
http://www.theisci.org/summer_schools.html
Sobre o corpo docente:
Jack Halberstam é Professor de Estudos de Género e Inglês na Universidade de Columbia e autor dos livros Skin Shows: Gothic Horror and the Technology of Monsters, Female Masculinity, In a Queer Time
and Place, The Queer Art of Failure, Gaga Feminism: Sex, Gender, and The End of Normal e, mais recentemente, Trans*: A Quick and Quirky Account of Gender Variance. O Places Journal concedeu a Halberstam o Prémio Arcus/Places em 2018 pela inovação na investigação e ensino sobre as relações entre género, sexualidade e a envolvente construída. Halberstam também publicou recentemente Wild Things: The Disorder of Desire e está atualmente a trabalhar num volume complementar intitulado The Wild Beyond: Art, Architecture, and Anarchy.
Tavia Nyong'o ensina estudos queer e da negritude na Universidade de Yale, onde é professor de Estudos Afro-Americanos, Estudos Americanos e Estudos de Teatro e Performance. É autor de dois livros, The Amalgamation Waltz: Race, Performance, and the Ruses of Memory e Afro-Fabulations: The Queer Drama of Black Life, assim como de vários artigos publicados por instituições académicas e artísticas. É co-editor da série de livros Sexual Cultures para a New York University Press.
Damon R. Young é Professor Associado de Francês e Cinema e Media na Universidade da Califórnia, Berkeley, onde também leciona no Programa de Teoria Crítica, Género Feminino e Estudos de Sexualidade, e no Berkeley Center for New Media. É autor de Making Sex Public and Other Cinematic Fantasies e co-editor, com Nico Baumbach e Genevieve Yue, de The Cultural Logic of Contemporary Capitalism, uma edição especial da Social Text, e, com Joshua Weiner, de Queer Bonds, na GLQ – A Journal of Lesbian and Gay Studies.