Visitas

VISITA FACULDADE DE ARQUITETURA DA UNIVERSIDADE DO PORTO

A NOSSA CASA

Com o arquiteto Adalberto DiasPo

Porto
27 JUL 2024 | 11H00

Acesso gratuito, sujeito a inscrição no link

2707 VISITA FACULDADE DE ARQUITETURA DA UNIVERSIDADE DO PORTO

Encomendado pelo Ministério da Educação, o projeto da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto ocupa cerca de cinco mil metros quadrados sobre o rio Douro, no campus do Campo Alegre. Entre 1983 e 1993, Álvaro Siza dedicou-se à requalificação da preexistente Quinta da Póvoa, apelidada de “casa cor de rosa”, à construção do seminal Pavilhão Carlos Ramos e dos volumes de uma nova faculdade que deixava para trás São Lázaro e as Belas Artes.  


Tendo como referência inicial o Paço Episcopal de Nicolau Nasoni, Siza abre o edifício à paisagem através de uma sequência de pátios que se vão encaixando na topografia e definindo um conjunto de ‘torres’ para as salas de aula, conectadas por um corredor subterrâneo. Estas seriam lições em si mesmas para os 500 alunos - hoje 800 - que as ocupariam, compondo distintas tipologias de planta, corte e alçado a partir de um mesmo módulo base. 


Com a ‘cara’ apontada para Gaia, estabelecendo um diálogo com as fachadas ribeirinhas dos séculos XIII e XIX, a faculdade virá as costas para o Porto, desenvolvendo uma espécie de barreira acústica face à via rápida de acesso à Poente da Arrábida. Este longo volume articula-se em três segmentos fundamentais: os serviços administrativos e o auditório, um museu semicircular, e a nave da biblioteca, joia absoluta do projeto.


Agradecendo desde já o apoio institucional da Faculdade de Arquitetura no acesso aos seus espaços, a visita será orientada pelo arquiteto Adalberto Dias, enquanto responsável pelo acompanhamento desta obra durante cerca de oito anos, aquando da época áurea dos primeiros trabalhos internacionais de Siza.


serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile