ARS AD HOC
Obras de GEORGE E. LEWIS, MALIN BÅNG, PASCALE CRITON
Acesso: Mediante aquisição bilhete Serralves; Desconto 50% para Estudante/Jovem, Maiores de 64;
Entrada gratuita para Amigos de Serralves

Playing with Seeds do compositor norte-americano George E. Lewis foi inspirado pela investigação do antropólogo Paul Richards que, ao longo de 30 anos, estudou o cultivo do arroz praticado pelos habitantes da aldeia de Mogbuama, na Serra Leoa. Richards compara à música esta forma de agricultura itinerante, que entende como um sistema de improvisação. O trabalho das mulheres naquela sociedade enquanto principais investigadoras para a catalogação, introdução de novas técnicas, monitorização e previsão de impactos serve de analogia na conceção deste quarteto de cordas de Lewis.
Playing with Seeds é a obra central num programa que será interpretado pelo ensemble ars ad hoc nos espaços da exposição Provas Materiais, e que invoca algumas das temáticas nela abordadas, como sejam as materialidades da história, da memória e da percepção e a forma como estas sustentam, de forma mais flagrante ou mais transparente, construções culturais, sociais e identitárias.
Em Purfling de Malin Bång os sons do processo de construção de um violino guiam-nos num solo para o mesmo instrumento. Já Hold de Pascale Criton revela interferências sonoras que surgem de pequenos gestos e mudanças quase imperceptíveis num ecossistema sonoro de equilíbrio instável.
Programa:
Pascale Criton (Paris, 1954)
Hold [2019], 10’
para violino, viola e violoncelo
Malin Bång (Sävedalen, 1974)
Purfling [2012], 11’
para violino amplificado e electrónica
George E. Lewis (Chicago, 1952)
String Quartet 2.5 - Playing with Seeds [2017], 20’
para quarteto de cordas
A Arte no Tempo é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura / Direcção Geral das Artes.
O ars ad hoc é um projecto apoiado pelo Banco BPI e Fundação “la Caixa”.
Coprodução

Apoio
