VISITA ORIENTADA À EXPOSIÇÃO

LUIS MIGUEL CINTRA - PEQUENO TEATRO DO MUNDO

COM ANTÓNIO PRETO, DIRETOR DA CASA DO CINEMA MANOEL DE OLIVEIRA E CO-CURADOR DA EXPOSIÇÃO

Casa do Cinema Manoel de Oliveira
30 NOV 2025 | 12:00
3011 VISITA ORIENTADA À EXPOSIÇÃO PEQUENO TEATRO DO MUNDO
Filipe Braga

Visita orientada à exposição LUIS MIGUEL CINTRA - PEQUENO TEATRO DO MUNDO, por António Preto, Diretor da Casa do Cinema Manoel de Oliveira e co-curador da exposição.

Esta exposição procura apresentar uma síntese do percurso profissional de Luis Miguel Cintra, figura incontornável do cinema e do teatro em Portugal, como ator e encenador. Os anos que se seguiram ao fechamento do Teatro da Cornucópia levaram a que Luis Miguel Cintra acabasse por desenvolver uma inusitada prática teatral, doméstica e privada, através da sua coleção de "bonecos". Assim, ao transformá-los numa verdadeira trupe de teatro, e dispondo-os nas mais inesperadas formas, esta exposição constitui-se também como um prolongamento do ato de encenar.

Nesta visita, dar-se-á a conhecer outras possibilidades de teatro e de encenação, por via das imprevistas relações entre teatro, cinema e exposição, revelando uma faceta largamente desconhecida do percurso de Luis Miguel Cintra, ao qual não é alheia a sua afinidade com o cinema de Manoel de Oliveira onde, de 1984 até 2014, foi presença assídua.


Relacionado

António Preto
António Preto
António Preto
António Preto

António Preto é diretor da Casa do Cinema Manoel de Oliveira, Fundação de Serralves. Doutorado em Estudos Cinematográficos pela Université Paris-Diderot – Paris 7, com uma tese intitulada Manoel de Oliveira: Cinéma et littérature (2011), foi docente, entre 2012 e 2018, dos cursos de Cinema e Audiovisual da Escola Superior Artística do Porto e da Universidade Lusófona do Porto. Até 2018 desenvolveu igualmente projetos como comissário e programador independente, entre os quais o ciclo de cinema Manoel de Oliveira: O imaginário do Douro (Fundação de Serralves e Teatro Municipal de Vila Real, 2018), a retrospetiva integral Teresa Villaverde (Auditório de Serralves, 2018), o ciclo de cinema e exposição Edgar Pêra: Uma Retrospetiva (Museu de Serralves, 2016, com extensão na Galeria Municipal e Teatro Cine de Torres Vedras, em 2017). Merecem ainda destaque a coordenação editorial e consultoria de programação da retrospetiva integral Manoel de Oliveira – Grande Plano, Câmara Municipal do Porto e Fundação de Serralves, 2015, bem como o comissariado da exposição Manoel de Oliveira / José Régio – Releituras e fantasmas, Fundação de Serralves e Centro de Memória de Vila do Conde, 2009-2010. Tem participado em inúmeros colóquios e conferências internacionais centrados, sobretudo, no cinema português e em Manoel de Oliveira, colaborando em diversas publicações.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile