A PHYSICAL RING / A MONUMENT FOR THE INVISIBLE / PHANTASMA

Filmes de MIKA TAANILA, ANU PENNANEN, SAARA EKSTRÖM

Auditório de Serralves
19 NOV 2023 | 16:30

Bilheteira

Filmes + Concerto: 7,5€
Desconto de 50% para Amigos de Serralves, estudantes e maiores de 65 anos      

Comprar Bilhete

A PHYSICAL RING / A MONUMENT FOR THE INVISIBLE / PHANTASMA
Imagem de "Phantasma", 2016, Saara Ekström

A PHYSICAL RING,

MIKA TAANILA


Este filme ready-made é baseado em imagens anónimas de uma experiência de física, filmada na Finlândia na década de 1940. Encontrei uma lata com um filme abandonada no Arquivo de Cinema Finlandês, etiquetada com um adesivo sujo que dizia “anel físico”. As minhas tentativas de descobrir mais sobre a experiência não levaram a lugar nenhum. Tudo o que vemos são elementos “mágicos” cinéticos: o que parece ser fogo, ímanes, calor, metal e movimento.

A instalação consiste em imagens oscilantes, intermináveis e não sincronizadas, que podem ser projetadas em uma, duas ou três paredes simultaneamente, ou mesmo no chão. A versão cinematográfica tem começo, meio e fim claros.

Uma parte integrante da peça é a banda sonora especialmente encomendada a Mika Vainio.


Título Original: Fysikaalinen rengas

Ano de produção: 2002

Duração: 04'32''

Autoria, Direção, Montagem, Produção: Mika Taanila

Música: Ø

Efeitos especiais para a versão em filme: Jussi Eerola

Designer Gráfico: Kirsi Andersson



A MONUMENT FOR THE INVISIBLE,

ANU PENNANEN


“A Monument For The Invisible“ investiga a cidade de Helsínquia a partir da perspetiva de uma pessoa cega. O filme centra-se no bairro Ruoholahti e nas obras em Kamppi. Estas áreas representam um novo planeamento urbano, sendo Ruoholahti o centro de alta tecnologia da cidade e o enorme estaleiro de construção de Kamppi o lugar futuro de mais um centro comercial envidraçado. O filme baseia-se em entrevistas com pessoas com deficiência visual. É realizado em estreita colaboração com a atriz cega Johanna Röholm.


Título original: Monumentti näkymättömälle

Ano de produção: 2003

Duração: 12’23’’

Autoria, Realização, Montagem, Argumento: Anu Pennanen

Com: Johanna Röholm

Música: Mika Vainio

Câmara: Jussi Eerola

Som: Oskari Martimo, Pelle Venetjoki



PHANTASMA,

SAARA EKSTRÖM


O Akvarium da Dinamarca, o primeiro aquário público nórdico, abriu as suas portas em 1939, apenas alguns meses antes do início da Segunda Guerra Mundial e da ocupação da Dinamarca. Desenhado pelo arquiteto Gjerløv-Gnudsen, o edifício ousadamente modernista, situado no parque Charlottenlund, em Copenhague, foi considerado controverso e desafiador. Em contraste com o exterior arrojado do edifício, os tanques de peixes a brilhar num crepúsculo perpétuo transmitiam uma aura melancólica de um mundo muito mais antigo. Criaturas exóticas e delicadas moviam-se silenciosamente em imitações aparentemente autênticas da natureza, palcos decorativos, lembrando armários de curiosidades dos séculos XVII e XVIII. Durante a guerra, o aquário manteve-se ativo, permanecendo como uma ilha isolada de tranquilidade enquanto o mundo exterior ardia.


“Phantasma” foi filmado no Akvarium da Dinamarca pouco antes de este fechar permanentemente ao público em 2012. A câmara de filmar transporta o espectador através do espaço sonhador, delirante e dilapidado. A maquinaria parada luta para sustentar este mundo frágil, à medida que a água do mar dos tanques de peixes é gradualmente absorvida pelas fundações, destruindo o edifício sem possibilidade de reparação. O primeiro aquário nórdico liga-se a um contexto histórico e psicológico, onde a vontade de recordar e a vontade de esquecer se entrelaçam. O tempo leva os elementos orgânicos, sintéticos e mecânicos à destruição conjunta, na qual se fundem para formar algo inteiramente novo.


O filme é acompanhado por uma composição de  Mika Vainio.


Título Original: Phantasma

Duração: 09'49''

Autoria, Direção, Argumento: Saara Ekström

Montagem: Eero Tammi

Música, Design de Som: Mika Vainio

Direção de Fotografia: Thom Vink

A DECORRER

TERMINADAS

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile