ABYSSAL CREATURES

FRANCESCO CAVALIERE

Instalação / Performance

Museu
04 NOV - 05 NOV 2023



Instalação

04 e 05 NOV – 10:00 às 19:00


Performances

04 NOV - 15:30 | 05 NOV - 18:00

ABYSSAL CREATURES
Francesco Cavaliere, Abyssal Creatures (2023) – Foto: Luca Ghedini, Cortesia Xing

ABYSSAL CREATURES (2023)

Instalação / Performance, 30’

[Estreia absoluta]


“Abyssal Creatures” é um projeto de Francesco Cavaliere que segue a linha narrativa dos seus escritos sobre “Povos de Vidro” com as suas criaturas fantásticas. Aqui se se desenvolve uma nova saga inspirada nas imagens da flora marinha do abismo, hibridizadas com figuras arquetípicas do inconsciente humano. Estas criaturas, coaguladas em vidro, sob a forma de esculturas sonoras sopradas pelos mestres de Murano, manifestam-se pela primeira vez no Porto, no museu de Serralves, numa dimensão instalativa e performativa. Uma oportunidade de olhar para o universo etéreo e flutuante deste artista, suspenso entre a alquimia e a ficção científica, que desloca o conhecimento sobre a matéria e a natureza - da botânica à cristalografia – para uma dimensão poética, que vai além do pensamento cartesiano.


As Criaturas Abissais são um conjunto de esculturas em vidro de Murano, em vidro soprado, destinadas a representar outros seres, montadas como vasos comunicantes que formam um corpo sonoro, não bípede e distante de qualquer representação humana. Esses corpos abissais expandem a sua vida através de ressonâncias sonoras e vítreas. A música que flui dentro delas é como uma forma vascular abstrata, inspirando-se no xilema e nos sistemas linfáticos que algumas plantas possuem. O som, como seiva invisível, torna-os vivos, ilumina a sua presença. Cavaliere explica a sua fisiologia: “As Criaturas Abissais são ao mesmo tempo instrumentos musicais (tanto idiofones, como sinos, quanto aerofones, suscetíveis às vibrações do ar) e esculturas que parecem viver e suar ruído. Estas criaturas têm cores diferentes e as suas cavidades, buracos e aberturas são pontos para uma cascata musical. São como torneiras para abrir e fechar, com as quais criam composições musicais. Os elementos florais das esculturas e as formas curvilíneas constituem um conjunto de ressoadores sonoros cónico-cilíndricos, que abrigam sistemas de reprodução e difusão sonora.”


Projeto apoiado pela Direção-Geral de Criatividade Contemporânea do Ministério da Cultura Italiano no âmbito do programa do Italian Council (2023).
Produzido por Xing.

Apoio

ABYSSAL CREATURES

Produção

ABYSSAL CREATURES

A DECORRER

TERMINADAS

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile