ARS AD HOC
apresenta obras de João Pedro Oliveira e Helmut Lachenmann
18H00
Acesso
Bilhete: 7,50€
Estudante/Jovem, Maiores de 65 e Amigos de Serralves: 3,75€
Comprar Bilhete
Na presente temporada, o ensemble ars ad hoc dedica especial atenção à música de um dos músicos mais significativos e inspiradores dos nossos dias, o compositor alemão Helmut Lachenmann.
Neste programa, para clarinete, violoncelo e piano, apresenta-se uma obra de câmara de Lachenmann que explora exaustivamente ressonância e movimento, antecedida por uma obra, já deste século, de João Pedro Oliveira que, aos instrumentos, junta eletrónica fixa.
Programa:
João Pedro Oliveira (1959)
Beyond [2006] ca 10’
Helmut Lachenmann (1935)
Allegro sostenuto [1986-88] ca 30’
ars ad hoc
Horácio Ferreira > clarinete
Gonçalo Lélis > violoncelo
João Casimiro Almeida > piano
Diana Ferreira > programação artística
Coprodução: Fundação de Serralves e Arte no Tempo
Relacionado
João Pedro Oliveira (Lisboa, 1959) ocupa o cargo de Corwin Endowed Chair em Composição na Universidade da Califórnia em Santa Barbara. Estudou órgão, composição e arquitetura em Lisboa. Concluiu o doutoramento em Música na Universidade de Nova Iorque em Stony Brook. A sua música inclui obras orquestrais, música de câmara, música eletroacústica e vídeo experimental. Recebeu vários prémios internacionais pelas suas obras, incluindo os prestigiados Magisterium e Giga-Hertz.
Foi professor na Universidade de Aveiro e na Universidade Federal de Minas Gerais e é autor de um livro sobre teoria analítica da música do século XX.