Apresentação do Projeto “As plantas, o carbono e o clima”
Acesso: gratuito pela Rua de Serralves, nº 873, mediante inscrição no link.

Partindo de uma instalação numa árvore da Mata do Treetop Walk, composta por uma série de sensores, este projeto vai ajudar a compreender o ciclo do carbono, mostrando em tempo real o carbono que a árvore consome e emite.
Esta instalação explora, assim, em tempo real, a forma como as árvores reagem a alterações na quantidade de luz, temperatura, humidade, vento, e como conseguem influenciar o ambiente à sua volta, permitindo construir o diário da árvore, registar o seu crescimento, a quantidade de água que transpira, estimar o seu potencial de sequestro de carbono e conhecer melhor este ser vivo majestoso.
O projeto "As plantas, o carbono e o clima” tem como objetivo contribuir para o conhecimento detalhado dos fluxos de carbono emitido e armazenado nas áreas urbanas, fundamental para o estabelecimento de medidas de redução das emissões. Este projeto disponibiliza um conjunto de dados para efeitos de construção didáticas ecológicas inovadoras e comprometidas com os objetivos nacionais e europeus da neutralidade carbónica.
Esta instalação está integrada no Laboratório de Energia, Sustentabilidade e Alterações Climáticas, financiado pelo Projeto Con(s)ciênciarte, uma Iniciativa Portugal Inovação Social e em parceria com o Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra.
Programa
18h00 – Um projeto de apoio à literacia climática e ciência cidadã – Helena Freitas, Diretora do Parque
18h15 – Projeto “As plantas, o carbono e o clima” – Cristina Nabais, bióloga e docente do Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
18h30 – Encerramento – Ana Pinho, Presidente do Conselho de Administração de Serralves
18h45 – Visita à instalação na Mata do Treetop Walk
19h00 – Porto de Honra
