SESSÃO DE CINEMA

AS BRUXAS, MULHERES ENTRE ELAS | CORNEILLE-BRECHT | Ó LUZ SUPREMA

Retrospetiva Straub-Huillet

Sessão de cinema com apresentação de Nelson Araújo

Casa do Cinema Manoel de Oliveira
29 NOV 2023 | 17:00

O acesso ao Auditório da Casa do Cinema é feito pela Rua de Serralves nº 873, 30 minutos antes do início da sessão.

Bilhete: 3€
Desconto de 50% para Amigos de Serralves, jovens até aos 18 anos, estudantes e maiores de 65 anos.

Passe geral para todas as sessões
Público geral: 70€
Desconto de 50% para Amigos de Serralves, jovens até aos 18 anos, estudantes e maiores de 65 anos.

Comprar Bilhete

AS BRUXAS, MULHERES ENTRE ELAS | CORNEILLE-BRECHT | Ó LUZ SUPREMA
"Corneille-Brecht" (Jean-Marie Straub, 2009)

Vigésima sessão da Retrospetiva Integral Straub-Huillet, com a projeção dos filmes "As bruxas, mulheres entre elas" (2008), "Corneille-Brecht" (2009) e "Ó luz suprema" (2009), com apresentação de Nelson Araújo.


Le streghe, femmes entre elles | As bruxas, mulheres entre elas

Jean-Marie Straub | FRA, ITA | 21 min. | 2008


Eterno regresso a Cesare Pavese, As bruxas, mulheres entre elas parte do primeiro dos Diálogos de Leucò, onde Straub retorna igualmente à floresta de Buti enquanto lugar que presencia o encontro entre duas deusas, acentuando a nostalgia de uma delas pela mortalidade, endémica aos seres humanos e, por conseguinte, vedada às deidades.



Corneille-Brecht

Jean-Marie Straub | FRA | 26 min. | 2009


A afinidade de Straub por Corneille e por Brecht é aqui vinculada à Roma Antiga enquanto local paradigmático de abuso de poder. Recorrendo à fragmentação polifónica com duas peças de Corneille e outra de Brecht, o filme consiste em oito planos, todos filmados no mesmo apartamento em Paris, onde Cornelia Geiser recita versos dos vários textos.



O somma luce | Ó luz suprema

Jean-Marie Straub | FRA | 18 min. | 2009

Ó luz suprema parte de Dante Alighieri, apesar de Straub lhe conceder tanta importância quanto a Edgar Varèse, cuja composição Déserts abre o filme, sobre fundo negro, até Giorgio Passerone ler alguns versos do Canto XXIII do Paraíso da Divina Comédia de Dante, com a vista das panorâmicas da câmara que observam o vale de Buti, realçando a luz solar e as suas múltiplas variações na paisagem.

Relacionado

Nelson Araújo
Nelson Araújo
Nelson Araújo
Nelson Araújo

Nelson Araújo formou-se em cinema na Escola Superior Artística do Porto (2004). Obteve Diploma de Estudos Avançados (2008) na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Vigo com a defesa da tese: A Revolução antes da Revolução: A Génese de uma Identidade Cinematográfica Portuguesa. Mestre em Estudos Artísticos (2010) pela Faculdade de Belas Artes do Porto, com a dissertação: A Arquitetura do Plano Oliveiriano. Doutor pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Vigo (2015) com a defesa da tese: Intersecções Estéticas no Cinema Português nas Décadas de 60 a 80 do Século XX. Tem publicado diversos artigos em revistas dedicadas aos estudos fílmicos, tendo coordenado os livros: Manoel de Oliveira – Análise Estética de uma Matriz Cinematográfica (Edições 70, 2014), História do Cinema (Edições 70, 2021) e publicado o livro: Cinema Português (Edições 70, 2016). É diretor da licenciatura de Cinema e Audiovisual na Escola Superior Artística do Porto, local onde leciona as unidades curriculares: História do Cinema, Expressão Audiovisual, Metodologias da Realização e Realização de Documentários de Criação. É investigador no Centro de Estudos Arnaldo Araújo e integra a comissão organizadora do Encontro Internacional O Cinema e as outras Artes.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile