Conferência

Manoel de Oliveira Fotógrafo

Manoel de Oliveira Fotógrafo?Com Bernardo Pinto de Almeida

txt 0.875 data display

25 NOV 2020

Horário: 19:00

Local: Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira

Lotação: 29 pessoas

Acesso: 3€ (Amigos de Serralves, estudantes e maiores 65 anos: 50% desconto), sujeito a inscrição prévia por email para: c.almeida@serralves.pt

Entrada pela Casa do Cinema Manoel de Oliveira, Rua de Serralves, 873.


Conferencia MO Fotografo com BPA 25 nov

Saber se a fotografia é ou não uma arte foi uma questão amplamente discutida ao longo de mais de um século, sendo, também – pela via da oposição ou, pelo contrário, da assimilação entre técnica e criação – uma das interrogações que marcou a história e a evolução deste meio, enquanto processo mecânico de produção e reprodução de imagens. Muitos foram aqueles que, entre teóricos e praticantes, alimentaram este debate ao mesmo tempo que contribuíram para reconhecer à fotografia o estatuto de forma de expressão artística e, como tal, para a sua promoção ao restrito território das Belas Artes.

Mas, terá a fotografia sido entendida e praticada por Manoel de Oliveira como uma arte, ou deveremos, antes de mais, considerar, como Bernardo Pinto de Almeida o propõe no ensaio “Manoel de Oliveira Fotógrafo, publicado no catálogo que acompanha a exposição, que a fotografia “foi, para ele, sobretudo um meio construtivo destinado a compreender formas de construção da própria imagem”?    

Nesta conferência, Bernardo Pinto de Almeida falar-nos-á acerca do conceito de “fotogramático” no trabalho de Oliveira – a experimentação da imagem a partir da fotografia como meio de sequenciação de uma narrativa, tal como o é um fotograma. 

 

Esta Conferência integra a programação paralela da exposição “Manoel de Oliveira Fotógrafo”, patente na Casa do Cinema Manoel de Oliveira.


Relacionado

Bernardo Pinto Almeida
Bernardo Pinto de Almeida
Bernardo Pinto Almeida
Bernardo Pinto Almeida

Poeta e ensaísta.

Prémio AICA/Fundação Gulbenkian de Crítica de Arte (1983).

Catedrático de Teoria e História da Arte, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto desde 2014.

Membro da Comissão de Compras da Fundação de Serralves (1990-1996), onde organizou diversas exposições. Organizou a coleção de arte portuguesa contemporânea do M.E.I.A.C.- Museo Extremeño Ibero-Americano de Arte Contemporaneo (Badajoz/Espanha). Entre 1997 e 2001, foi Diretor Artístico da Fundação Cupertino de Miranda onde fundou o Centro de Estudos do Surrealismo e organizou diversas exposições.

Membro do Conselho de Administração da Fundação Berardo, em representação do Estado (2005-2009).

É Diretor Artístico do Centro Júlio/Saul Dias em Vila do Conde.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile