CONVERSA A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM

com Rui Chafes, Orla Barry e Nuno Crespo

Biblioteca
25 NOV 2022 | 19H00

Acesso: 3€ (Amigos de Serralves, estudantes e maiores 65 anos: 50% desconto).

CONVERSA A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM com Orla Barry e Nuno Crespo.

Paralelamente à exposição Chegar sem partir, atualmente patente no Museu e Parque de Serralves, foi concebido um programa público de conversas que amplia o diálogo dos públicos com a prática artística de Rui Chafes.

Orla Barry é uma artista irlandesa que trabalha com a palavra dita e escrita na criação de performances, vídeos e obras sonoras. Enraizado na língua e protagonizado por palavras, o seu trabalho tem vindo a dialogar com a obra de Rui Chafes desde 2002. A colaboração entre os artistas traduziu-se inclusive numa grande exposição, Five Rings, apresentada em 2011 no Museu Coleção Berardo.

 

Nuno Crespo, pesquisador, professor e diretor da Escola das Artes da Universidade Católica do Portuguesa, é um dos mais atentos leitores da obra de Rui Chafes, sobre a qual já escreveu em diferentes contextos (o catálogo de Serralves que acompanha a exposição de Rui Chafes integra um texto da sua autoria). 

 

Esta conversa entre Rui Chafes, Orla Barry e Nuno Crespo abordará o interesse comum pela linguagem que aproxima dois artistas com práticas aparentemente muito distantes, as formas de colaboração que foram encontrando para unir a imaterialidade das palavras ao peso do ferro (talvez atribuindo peso às palavras e libertando o ferro da sua ligação à carga…) e, não fosse Nuno Crespo doutorado em filosofia, de que forma os seus trabalhos podem ser entendidos como verdadeiras reflexões filosóficas.

A DECORRER

TERMINADAS

Digital Product by BondHabits