Conversas e Conferências

CONVERSA-CONVITE

SEM CORPO / DISEMBODIED

Vera Mota convida André Barata

Museu
19 ABR 2023 | 19H00

Acesso: 3€ (Amigos de Serralves, estudantes e maiores 65 anos: 50% desconto).

CONVERSA-CONVITE
Filipe Braga

A partir da exposição SEM CORPO / DISEMBODIED, esta conversa-convite, junta Vera Mota e André Barata para falar de materialidade, do corpo e de outras matérias. A conversa percorrerá as inquietações que atravessam o trabalho da artista e que encontram ressonância nos estudos e pensamento do seu convidado.


O dualismo mente-corpo tem uma longa história, com raízes antigas. Muito do pensamento contemporâneo tem dissolvido estes dualismos, o da mente-corpo em particular, encontrando a corporeidade na vida da mente e carne sensível no corpo. No entanto, nos tempos que vivemos as relações humanas com a materialidade das coisas em volta e a sua própria têm vindo a rarefazer-se.

Desmaterializaremos até sermos sem corpo? Poderão outras materialidades até virtuais, “disembodied”, dar outro corpo ao ser no mundo?


Com estas e outras perguntas, respondíveis ou não, este encontro propõe um exercício de reinterpretação da obra da artista, confrontando pesquisas plásticas e filosóficas, para pensar estatutos do corpo e a agência dos materiais, do plano das artes visuais à filosofia social e política, e pensamento
fenomenológico e existencial.

Relacionado

André Barata
André Barata
Vera Mota
Vera Mota
André Barata
André Barata

André Barata (Faro, 1972). Doutorou-se em Filosofia Contemporânea na Universidade de Lisboa. É desde 2002 professor na Universidade da Beira Interior, onde dirige atualmente a Faculdade de Artes e Letras. Também preside à Sociedade Portuguesa de Filosofia. Os seus interesses académicos circulam pela filosofia social e política e pelo pensamento fenomenológico e existencial. Tem livros de ensaio, como “Metáforas da Consciência” (Campo das Letras, 2000), sobre a filosofia de Jean-Paul Sartre e uma proposta de pensamento da ressonância, “Mente e Consciência” (Phainomenon, 2009), conjunto de ensaios sobre filosofia da mente e fenomenologia, “Primeiras Vontades – sobre a liberdade política em tempos árduos” (Documenta, 2012). Mais recentemente publicou na Documenta uma trilogia - “E se parássemos de sobreviver – Pequeno livro para pensar e agir contra a ditadura do tempo” (2018); “O Desligamento do mundo e a questão do humano” (2020) e, finalmente, “Para viver em qualquer mundo - Nós, os lugares e as coisas" (2022).

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile