SESSÃO DE CINEMA

LORENA! | DE HOJE PARA AMANHÃ

Retrospetiva Straub-Huillet

Sessão de cinema com apresentação de João Teixeira Lopes

Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
08 NOV 2023 | 17:00

O acesso ao Auditório da Casa do Cinema é feito pela Rua de Serralves nº 873, 30 minutos antes do início da sessão.

Bilhete: 3€
Desconto de 50% para Amigos de Serralves, jovens até aos 18 anos, estudantes e maiores de 65 anos.

Passe geral para todas as sessões
Público geral: 70€
Desconto de 50% para Amigos de Serralves, jovens até aos 18 anos, estudantes e maiores de 65 anos.

Comprar Bilhete

DE HOJE PARA AMANHÃ
"De hoje para amanhã" (Jean-Marie Straub e Danièle Huillet, 1996)

Décima quarta sessão da Retrospetiva Integral Straub-Huillet, com a projeção dos filmes "Lorena!" (1994) e "De hoje para amanhã" (1996), com apresentação de João Teixeira Lopes.


Lothringen! | Lorena!

Jean-Marie Straub e Danièle Huillet | GER, FRA | 20 min. | 1994


O título deste filme, encomendado pela Arte, refere-se à palavra alemã que designa a região fronteiriça de Lorena, cuja capital Metz é a terra natal de Straub. Lorena foi repetidas vezes invadida e anexada pelas forças nazis durante a Segunda Guerra Mundial, o que gerou um sentimento de desenraizamento e revolta dos seus habitantes através dos tempos. Partindo de uma obra de Maurice Barrès, Straub-Huillet constroem uma crónica não apenas de um espaço absolutamente preciso e concreto, mas também da maneira como esse mesmo espaço é afetado pelas condicionantes políticas da História.


Von heute auf morgen | De hoje para amanhã

Jean-Marie Straub e Danièle Huillet | GER, FRA | 62 min. | 1996


Regressando a Schoenberg, e aqui especificamente a uma ópera de ato único raramente levada à cena, Straub-Huillet destilam o libreto para construírem um filme que significa o oposto de muitos dos temas e vistas do seu cinema até então. Um “apocalipse doméstico” cantado e filmado num único estúdio que simula um lar burguês acompanhado por uma orquestra, numa leitura onde o elemento político toma uma forma eminentemente intimista: “Era preciso um espaço nem inteiramente naturalista, nem inteiramente abstracto, nem inteiramente quotidiano nem inteiramente teatral, algo “entre les deux”. E era necessário uma sala onde pudéssemos por todas as pessoas. Mesmo se tivéssemos encontrado o apartamento ideal, não teríamos podido meter uma orquestra! (…) Era preciso uma grande sala, por conseguinte um estúdio. (…) Aceitámos um mínimo de abstracção teatral. E não nos perguntámos o que é que havia na parte da frente do cenário. Uma ribalta, uma janela, um jardim? Não sabemos, é uma incerteza entre o teatro e a vida” (J.-M. Straub).

Relacionado

João Teixeira Lopes
João Teixeira Lopes
João Teixeira Lopes
João Teixeira Lopes

Licenciado em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1992) Mestre em ciências sociais pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (1995) com a Dissertação Tristes Escolas - Um Estudo sobre Práticas Culturais Estudantis no Espaço Escolar Urbano (Porto, Edições Afrontamento, 1997). Doutorado em Sociologia da Cultura e da Educação (1999) com a Dissertação A Cidade e a Cultura - Um Estudo sobre Práticas Culturais Urbanas (Porto, Edições Afrontamento, 2000). Membro efectivo do Observatório das Actividades Culturais entre 1996 e 1998. Integrou a equipa coordenadora do Relatório das Políticas Culturais Nacionais (1985-95) apresentado em 1998 junto do Conselho da Europa (Lisboa, As Políticas Culturais em Portugal, Observatório das Actividades Culturais, 1998). Foi programador de Porto Capital Europeia da Cultura 2001, enquanto responsável pela área do envolvimento da população e membro da equipa inicial que redigiu o projecto de candidatura apresentado ao Conselho da Europa.  Representou o Bloco de Esquerda como deputado à Assembleia da República (2002-2006). Coordenador Científico do Instituto de Sociologia da FLUP entre 2002 e Fevereiro de 2010. Diretor da Revista Sociologia entre 2009 e Fevereiro de 2013. Tem 43 livros publicados (sozinho ou em co-autoria) nos domínios da sociologia da cultura, das desigualdades sociais, da cidade, juventude e educação, bem como museologia e estudos territoriais. Distinguido a 29 de maio de 2014 com o galardão "Chevalier des Palmes Académiques" pelo Governo francês. Presidiu à Associação Portuguesa de Sociologia entre julho de 2016 e março de 2021. Presidiu ao Departamento de Sociologia da FLUP entre 2011 e fevereiro de 2019. Coordena desde Maio de 2020 o Instituto de Sociologia da Universidade do Porto.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile