Visitas no Parque

VISITA ORIENTADA THE ART OF MUSHROOMS

A Arte dos Cogumelos

Celeiro e Lagar - Quinta de Serralves
05 NOV 2022 | 11H00

11H00 - 12H30

Lotação: 20 Pessoas

Ponto de encontro: Bilheteira exterior

Inscrição obrigatória até às 17:00 da quinta-feira anterior, através deste link.


Acesso:

Bilhete Visita Orientada

Adulto residente em Portugal: 10€

Adulto não residente em Portugal: 12€

Entrada gratuita para crianças até aos 12 anos;

Desconto de 50% para Amigos de Serralves, jovens até aos 18 anos e maiores de 65 anos

EXPOSIÇÃO THE ART OF MUSHROOMS

Arte e ciência parecem ter divergido como disciplinas nos séculos XVII e XVIII, tendo ambas apresentado então formas alternativas de analisar o mundo e os seus fenómenos.

A ciência tomou o caminho do empirismo, enquanto a arte se virou para a filosofia. Mas, cada vez mais, as fronteiras que separam estas duas áreas de interesse parecem antiquadas e
redutoras.

Os fungos são um tema que se tem generalizado tanto na cultura como na ciência (…). O nosso entendimento científico e económico dos organismos naturais está a mudar.

Na sua conferência de 2014 “Deep in Admiration”, a autora já́ falecida Ursula K. Le Guin sugeriu que arte, poesia e cultura visual poderiam ajudar a repensar a maneira como percecionamos a natureza. E escreveu: “Uma forma de deixarmos de ver as árvores, os rios ou os montes como ‘recursos naturais’ é classificá-los como seres parceiros – como nossos semelhantes.”


A finalidade da exposição é abordar as seguintes questões: por que razão são artistas e designers tão fortemente atraídos por fungos e micélios?


Por que são os fungos tão importantes para a cultura humana?

Os cogumelos tornaram-se uma metáfora do agora. São fundamentais para uma revolução cultural na filosofia e na arte. Graças a novas descobertas científicas, que vieram na esteira do desenvolvimento dos testes de ADN ao longo da década passada, os fungos tornaram-se um catalisador para entender a relação dos seres humanos com a natureza e estão a ser usados para propor novos modelos políticos, tecnológicos e económicos, mas também novos modelos de arte contemporânea e design. (…) Simbiose é a palavra que muitos têm usado para descrever a relação dos cogumelos com outros organismos. Mais do que qualquer outra coisa, esta noção de partilha equilibrada dá-nos uma ideia de como a humanidade está empenhada em encontrar formas alternativas de viver em harmonia. Para muitos artistas, os cogumelos representam a utopia.

Através da fotografia, pintura, escultura, colagem, animação digital e filme, estes artistas demonstram como os fungos estão a inspirar o trabalho artístico e ideias que são simultaneamente poéticas, psicadélicas, políticas, coloridas, inventivas e informativas. Acreditarmos assim ser esta a estética interdisciplinar inspiradora dos novos tempos e exigente na crescente harmonia entre as pessoas
e a natureza.


Francesca Gavin (Curadora da exposição)



A exposição A Arte dos Cogumelos contempla obras de 21 artistas internacionais onde se incluem: Angelo Plessas, Carsten Höller, David Fenster, Diana Policarpo, Hamish Pearch, James Kerr, Jeremy Shaw, Jon Cowan, Jonathan Zawada, Laurence Owen, Kristel Peters, Mae-Ling Lokko, MycoLyco, Pentagram, Perks and Mini, Seana Gavin, Sofia Arez, Stephan Doitschinoff, Sylvie Fleury, Takashi Homma, Vanessa Barragão.

Mecenas do Parque

EXPOSIÇÃO THE ART OF MUSHROOMS

Mecenas do Serviço Educativo 

EXPOSIÇÃO THE ART OF MUSHROOMS
serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile