Visitas

FESTA DO OUTONO

2022 FESTA DO OUTONO

Parque
24 e 25 SET

10h00 - 19h00

Acesso gratuito

Entrada pelos portões da Avenida Marechal Gomes da Costa e da Rua Bartolomeu Velho, 141

2022 FESTA DO OUTONO

ARTES E OFÍCIOS · CINEMA · CIRCO CONTEMPORÂNEO · FEIRA · EXPOSIÇÃO · MERCADO · MÚSICA · OFICINAS · RAÇAS AUTÓCTONES · SAÍDAS DE CAMPO · TEATRO. TEATRO DE MARIONETAS

A Festa do Outono regressa à Fundação de Serralves para celebrar o início da nova estação do ano!
Com uma programação diversificada ao longo de dois dias, convidamos as famílias e o público em geral a vir celebrar o outono, vivenciando a zona mais rural do Parque de Serralves.
Experienciar e criar laços com o Parque é o ponto de partida para conhecer a dinâmica da diversidade outonal, as raças autóctones que aqui coabitam, a horta urbana e os produtos da época, a arte do saber fazer e os desafios que evocam a sensibilização para uma cultura ambientalmente responsável e transformadora.
A participação em oficinas, percursos, espetáculos de teatro e de música, performances e outras atividades, procura enaltecer a singularidade da biodiversidade e da paisagem, a importância da conservação dos espaços do Parque e reavivar valiosas artes e ofícios.
Harmoniosamente, património cultural e natural convivem com as expressões artísticas e trazem para a celebração no Parque o prazer de participar em novas abordagens, onde a contemporaneidade se associa à tradição e à essência humana, ao ambiente e à sustentabilidade.

Será um fim-de-semana para visitar e vivenciar o Parque de Serralves, com a família e os amigos. Memórias que ficarão para sempre!

O acesso é gratuito e realiza-se pelos portões da Avenida Marechal Gomes da Costa e da Rua Bartolomeu Velho, 141.

O programa está sujeito a alterações imprevistas.

CONSULTE AQUI O PROGRAMA POR TEMÁTICAS: 

2022 FESTA DO OUTONO

Relacionado

CINEMINI
CINEMINI
ARTES E OFÍCIOS
ARTES E OFÍCIOS
MERCADO
MERCADO
SAÍDAS DE CAMPO NO PARQUE
SAÍDAS DE CAMPO
EXPOSIÇÃO
EXPOSIÇÃO
ESPETÁCULOS
ESPETÁCULOS
RAÇAS AUTÓCTONES
RAÇAS AUTÓCTONES
MUNICÍPIOS FUNDADORES
MUNICÍPIOS FUNDADORES
OFICINAS
OFICINAS
MÚSICA
MÚSICA
CINEMINI
CINEMINI

FESTIVAL DE CINEMA
CINEMINI
Local: Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira

SÁB | 10h30 | 11h45 | 14h15 | 15h30 | 16h45
DOM | 10h30 | 11h45 | 14h15 | 15h30

O cinema também serve para refletir sobre a relação dos humanos com os outros animais e plantas. Nestas duas sessões, compostas a partir do catálogo do projeto Cinemini (desenvolvido especificamente para crianças entre os três e os seis anos), é possível ler a partitura do canto dos pássaros, brincar com fios e tecidos por entre a neve, dar festinhas a um gato felpudo, conhecer uma aldeia italiana nos anos 1950 e um jardim cheio de diversões na Hungria, em 1970. Cada sessão é uma viagem pelo mundo (da China ao Canadá), pela história (filmes de 1895 a 2017) e pelas formas como se pode brincar na Natureza. A juntar aos filmes, cada sessão inclui também uma atividade pedagógica dentro da sala de cinema e cada participante/família receberá um conjunto de cartões postais com jogos e desafios para levar a brincadeira do cinema para casa (e que podem ser guardados como recordação).

 

O Cinemini é um projeto europeu de cinema vocacionado para crianças entre os três e os seis anos. Financiado pelo programa Europa Criativa, conta com a colaboração de um conjunto de instituições culturais europeias: Eye Film Museum (Países Baixos), Deutsches Filminstitut Filmmuseum (Alemanha), Kinodvor City Cinema (Eslovénia), Österreichisches Filmmuseum (Áustria), Taart Rovers Film Festival (Países Baixos), ECFA – European Children’s Film Association, Lemonade Films, Fundação de Serralves (Portugal), Baltic Film, Media and Arts School (Estónia), Road Movie (Suíça).


SÁB

O Regador Regado (L'Arroseur Arrosé, 1895, Cinématographe Lumière, França) – 1’
Sons de pássaros (Birdcalls, 2006, Malcolm Sutherland, Canadá) – 5’
Um dia na região de Barbagia (Un giorno in Barbagia, 1958, Vittorio de Seta, Itália) – 10’
Viajando através de pincel e tinta (Bimo xinglü, 2017, Annlin Chao, Taiwan) – 4’


DOM

A Menina e o seu Gato (La petite fille et son chat, 1900, Cinématographe Lumière, França) – 1’
Praça (Tér, 1971, István Szábo, Hungria) – 5’
Quando as cidades voam (When Cities Fly, 2017, Khaled Mzher, Alemanha) – 4’
Jogos com fios (Fadenspiele 2, 2003, Ute Aurand, Detel Aurand, Alemanha) – 8’

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile