FESTA DO OUTONO
2022 FESTA DO OUTONO
10h00 - 19h00
Acesso gratuito
Entrada pelos portões da Avenida Marechal Gomes da Costa e da Rua Bartolomeu Velho, 141
ARTES E OFÍCIOS · CINEMA · CIRCO CONTEMPORÂNEO · FEIRA · EXPOSIÇÃO · MERCADO · MÚSICA · OFICINAS · RAÇAS AUTÓCTONES · SAÍDAS DE CAMPO · TEATRO. TEATRO DE MARIONETAS
A Festa do Outono regressa à Fundação de Serralves para celebrar o início da nova estação do ano!
Com uma programação diversificada ao longo de dois dias, convidamos as famílias e o público em geral a vir celebrar o outono, vivenciando a zona mais rural do Parque de Serralves.
Experienciar e criar laços com o Parque é o ponto de partida para conhecer a dinâmica da diversidade outonal, as raças autóctones que aqui coabitam, a horta urbana e os produtos da época, a arte do saber fazer e os desafios que evocam a sensibilização para uma cultura ambientalmente responsável e transformadora.
A participação em oficinas, percursos, espetáculos de teatro e de música, performances e outras atividades, procura enaltecer a singularidade da biodiversidade e da paisagem, a importância da conservação dos espaços do Parque e reavivar valiosas artes e ofícios.
Harmoniosamente, património cultural e natural convivem com as expressões artísticas e trazem para a celebração no Parque o prazer de participar em novas abordagens, onde a contemporaneidade se associa à tradição e à essência humana, ao ambiente e à sustentabilidade.
Será um fim-de-semana para visitar e vivenciar o Parque de Serralves, com a família e os amigos. Memórias que ficarão para sempre!
O acesso é gratuito e realiza-se pelos portões da Avenida Marechal Gomes da Costa e da Rua Bartolomeu Velho, 141.
O programa está sujeito a alterações imprevistas.
CONSULTE AQUI O PROGRAMA POR TEMÁTICAS:
Relacionado
FESTIVAL DE CINEMA
CINEMINI
Local: Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
SÁB | 10h30 | 11h45 | 14h15 | 15h30 | 16h45
DOM | 10h30 | 11h45 | 14h15 | 15h30
O cinema também serve para refletir sobre a relação dos humanos com os outros animais e plantas. Nestas duas sessões, compostas a partir do catálogo do projeto Cinemini (desenvolvido especificamente para crianças entre os três e os seis anos), é possível ler a partitura do canto dos pássaros, brincar com fios e tecidos por entre a neve, dar festinhas a um gato felpudo, conhecer uma aldeia italiana nos anos 1950 e um jardim cheio de diversões na Hungria, em 1970. Cada sessão é uma viagem pelo mundo (da China ao Canadá), pela história (filmes de 1895 a 2017) e pelas formas como se pode brincar na Natureza. A juntar aos filmes, cada sessão inclui também uma atividade pedagógica dentro da sala de cinema e cada participante/família receberá um conjunto de cartões postais com jogos e desafios para levar a brincadeira do cinema para casa (e que podem ser guardados como recordação).
O Cinemini é um projeto europeu de cinema vocacionado para crianças entre os três e os seis anos. Financiado pelo programa Europa Criativa, conta com a colaboração de um conjunto de instituições culturais europeias: Eye Film Museum (Países Baixos), Deutsches Filminstitut Filmmuseum (Alemanha), Kinodvor City Cinema (Eslovénia), Österreichisches Filmmuseum (Áustria), Taart Rovers Film Festival (Países Baixos), ECFA – European Children’s Film Association, Lemonade Films, Fundação de Serralves (Portugal), Baltic Film, Media and Arts School (Estónia), Road Movie (Suíça).
SÁB
O Regador Regado (L'Arroseur Arrosé, 1895, Cinématographe Lumière, França) – 1’
Sons de pássaros (Birdcalls, 2006, Malcolm Sutherland, Canadá) – 5’
Um dia na região de Barbagia (Un giorno in Barbagia, 1958, Vittorio de Seta, Itália) – 10’
Viajando através de pincel e tinta (Bimo xinglü, 2017, Annlin Chao, Taiwan) – 4’
DOM
A Menina e o seu Gato (La petite fille et son chat, 1900, Cinématographe Lumière, França) – 1’
Praça (Tér, 1971, István Szábo, Hungria) – 5’
Quando as cidades voam (When Cities Fly, 2017, Khaled Mzher, Alemanha) – 4’
Jogos com fios (Fadenspiele 2, 2003, Ute Aurand, Detel Aurand, Alemanha) – 8’