Conversas e Conferências

CONVERSA INTERSEÇÕES E PARADOXOS ENTRE ARTE, POLÍTICA E ATIVISMO

Sementes selvagens

Biblioteca
15 MAR 2023 | 19H00

Acesso: 3€ (Amigos de Serralves, estudantes e maiores 65 anos: 50% desconto).

2303 CONVERSA NOS INTERSTÍCIOS ENTRE ARTE, POLÍTICA E ATIVISMO

No âmbito da exposição Sementes Selvagens da artista Rivane Neuenschwander, o Museu de Serralves convidou a curadora, investigadora e ativista, Margarida Mendes, a escritora e pesquisadora indígena Ellen Lima e o curador Bernardo de Souza, para uma conversa sobre arte, politica e ativismo que tem como ponto de partida o mais recente filme de Neuenschwander – uma média-metragem realizada em parceria com a cineasta brasileira Mariana Lacerda que aborda temas que se relacionam, entre outros, com os desafios e dilemas da democracia na sociedade contemporânea, os direitos ambientais, humanos e das minorias no Brasil e no mundo. A conversa será mediada por Inês Grosso, curadora chefe do Museu de Serralves e integra o ciclo de atividades e programas relacionados com a exposição.

Relacionado

Bernardo José de Souza
Bernardo José de Souza
Ellen Lima
Ellen Lima
Margarida Mendes
Margarida Mendes
Bernardo José de Souza
Bernardo José de Souza

Bernardo José de Souza é curador, escritor e pesquisador de arte contemporânea.

Atualmente trabalha como curador independente desde Madrid. Foi Diretor Artístico da Fundação Iberê Camargo (Porto Alegre, Brasil, 2017/2019), onde realizou as mostras Subversão da Forma (2019), Unânime Noite (2018) e Depois do Fim (2017), dentre diversos outros projetos e exposições. Integrou as equipes curatoriais do 19o Bienal de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil (São Paulo, 2015) e da 9a Bienal do Mercosul (Porto Alegre, 2013) e foi Coordenador de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria de Cultura de Porto Alegre entre os anos de 2005 e 2013.

Como curador independente, realizou projetos para diversos espaços e instituições, dentre as quais vale destacar as exposições The devil to pay in the backlands, no Neuer Kunstverein de Viena (Áustria, 2022); Film as Muse, no Salzburger Kunstverein (Austria, 2021), An exhibition with artworks by..., no Witte de With (Rotterdam, 2020), Intruso, no Salón (Madrid, 2019), Unanimous Night, no CAC (Vilnius, 2017), o programa Arte e Ativismo na América Latina - Prince Claus Fund/Dutch Ministry of Foreign Affairs, na Despina (Rio de Janeiro, 2016 e 2017), a exposição Vivemos na Melhor Cidade da América do Sul, no Átomos (Rio de Janeiro, 2016), o programa Crossings and Passages, na Goodman Gallery, (Cidade do Cabo, 2016), a exposição Tudo o que É Sólido Desmancha no Ar, na Galeria Jaqueline Martins (São Paulo, 2015), o Solo Project Através do Espelho, ArtRio (Rio de Janeiro, 2015), a exposição A Mão Negativa, no Parque Lage (Rio de Janeiro, 2015) e a mostra To See What Is Coming, no Largo das Artes (Rio de Janeiro, 2014).

Graduado em Comunicação Social na PUCRS e Especialista em Fotografia e Moda na University of the Arts London, entre 2006 e 2013 foi professor de cursos de graduação e pós-graduação nas universidades PUCRS, ESPM-RS, UNISINOS e FEEVALE. Também integrou o corpo docente da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro e ministrou workshops de curadoria na Despina, no Rio de Janeiro, além de ter colaborado com diversos periódicos sobre arte e cultura visual, dentre os quais as revistas Select, Arte Brasileiros, Terremoto, Vogue, entre outras publicações. Foi membro dos conselhos curadores do MACRS, da Fundação Vera Chaves Barcellos e da FUNDACINE e atualmente integra o Conselho Consultor da Associação Cultural Despina, no Rio de Janeiro.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile