EVAN IFEKOYA, 3 FILMES: SHE WAS A FULL BODY SPEAKER, CONTOURED THOUGHTS E UNDERCURRENT 528
O Museu como Performance – 8º Edição
O Museu como Performance — 8ª Edição
16:00, 19:00
She Was A Full Body Speaker [Ela era um total corpo falante]
2016, Reino Unido
Duração: 17’33’’; cor; som estéreo
Vídeo que combina imagens encontradas do arquivo pessoal de Evan Ifekoya e imagens da realizadora de Liverpool Sandi Hugues (rewind/Fast Forward). Explora ciclos de trauma, luto e celebração através de uma investigação sobre espaços de sociabilidade – do passado, do presente e ainda por virem.
contoured thoughts [pensamentos contornados]
2019, Reino Unido / Islândia
Duração: 4’42’’; cor; som estéreo
contoured thoughts [pensamentos contornados] é uma meditação sobre o desejo, a recuperação e rituais de comunhão. Ao mesmo tempo guiando e conspirando, Ifekoya conduz o espectador para outra esfera, onde o tempo não pára. Regenerade pela negritude da água e da terra, Ifekoya oferece um momento de partilha do íntimo, do erótico e do sobrenatural.
Undercurrent 528
2021, Reino Unido
Duração: 15’30’’, cor, som estéreo
Undercurrent 528, ao alimentar-se da relação complexa de Stephen Dwosky com o cuidado, o desejo e rituais quotidianos, visível na sua vasta obra, reorienta-se da perspetiva de Ifekoya. Foram enviados convites à comunidade negra, queer e trans próxima de Ifekoya procurando um bailarino e um baterista; também se organizou um encontro em torno da respiração e foram solicitadas respostas sonoras a determinadas imagens. Este novo vídeo explora a relação entre documentação e o “ao vivo”, abrindo portais de intimidade através da reunião de pessoas em diferentes espaços e tempos. Integra uma série de trabalhos que exploram a dimensão reparadora do som e o seu potencial enquanto porta de entrada para aspetos alternativos da nossa realidade.
Relacionado
Imagem ©️ Kevin Osepa
Evan Ifekoya fundou em 2018 o Black Obsidian Sound System (B.O.S.S.), um projeto gerido coletivamente segundo parâmetros QTIBPOC (queer, trans, intersexo, black e people of colour). Apresentações em 2022 incluem uma exposição individual no Migros Museum, Zurique e uma encomenda da LUX em colaboração com a Universidade de Reading para a produção de trabalhos com imagem em movimento. Tem vindo a apresentar exposições, projetos de imagens em movimento e performances no Reino Unido, Europa e internacionalmente; mais recentemente: Herbert Art Gallery and Museum (nomeação para o Prémio Turner com B.O.S.S., 2021), Galeria Gus Ficher (Nova Zelândia, 2020) e Gasworks (Londres, 2018).
http://www.evanifekoya.com