SESSÃO DE CINEMA E CONVERSA: SENSO [SENTIMENTO]

O CINEMA E AS OUTRAS ARTES - CINEMA E MÚSICA

Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
10 DEZ 2022 | 17H00

Todos os filmes serão apresentados na sua língua original e legendados em português.

Por motivos de força maior o programa poderá ser alterado.

Acesso

Bilhete (1 sessão): 3€

Estudante/Jovem, Maiores de 65 e Amigos de Serralves: 1,5€

O acesso ao Auditório da Casa do Cinema é feito pela Rua de Serralves nº 873, 30 minutos antes do início da sessão.


Comprar Bilhete

UM FILME FALADO - CINEMA E MÚSICA

10 DEZ | SÁB | 17H00

CINEMA E MÚSICA

SENSO [SENTIMENTO]

Luchino Visconti

FR, GR | 1954 | 93’

Seguido de conversa com Joana Matos Frias (prof. de Literatura) e Paulo Pires do Vale (prof. e curador), moderada por Anabela Mota Ribeiro

Durante os últimos dias do conflito armado entre o Reino de Itália e o Império Austríaco, na primavera de 1866, uma Condessa italiana (Alida Valli) casada com um nobre veneziano envolve-se num romance tempestuoso com um jovem militar austríaco (Farley Granger) pondo em causa o seu casamento, os seus ideais políticos e o seu país. Visconti expõe, em jeito operático, a decadência da classe aristocrática, produzindo um melodrama extravagante e arrebatador sobre o amor, a traição e a vingança. Allida Valli é estonteante como a sua paixão, enquanto deambula perdida de dor na noite veneziana, e Farley Granger é filmado como um Apolo perverso. A melodia trágica dos sentimentos consiste na passagem de um a outro – paixão, desprezo, tristeza e ódio – até à explosão final, onde todos desembocam num único caudal. A exibir em cópia digital restaurada.


Filme apresentado no contexto do ciclo Um Filme Falado ou o Cinema e as Outras Artes, concebido por Anabela Mota Ribeiro. A sessão contará com uma apresentação e será seguida por uma conversa com a professora de Literatura Joana Matos Frias e o professor e curador Paulo Pires do Vale sobre a relação entre cinema e música.

A DECORRER

TERMINADAS

Digital Product by BondHabits