SESSÃO DE CINEMA

SESSÃO DE CINEMA E CONVERSA: SENSO [SENTIMENTO]

UM FILME FALADO OU O CINEMA E AS OUTRAS ARTES

O CINEMA E AS OUTRAS ARTES - CINEMA E MÚSICA

Casa do Cinema Manoel de Oliveira
10 DEZ 2022 | 17H00

Todos os filmes serão apresentados na sua língua original e legendados em português.

Por motivos de força maior o programa poderá ser alterado.

Acesso

Bilhete (1 sessão): 3€

Estudante/Jovem, Maiores de 65 e Amigos de Serralves: 1,5€

O acesso ao Auditório da Casa do Cinema é feito pela Rua de Serralves nº 873, 30 minutos antes do início da sessão.


Comprar Bilhete

UM FILME FALADO - CINEMA E MÚSICA

10 DEZ | SÁB | 17H00

CINEMA E MÚSICA

SENSO [SENTIMENTO]

Luchino Visconti

FR, GR | 1954 | 93’

Seguido de conversa com Joana Matos Frias (prof. de Literatura) e Paulo Pires do Vale (prof. e curador), moderada por Anabela Mota Ribeiro

Durante os últimos dias do conflito armado entre o Reino de Itália e o Império Austríaco, na primavera de 1866, uma Condessa italiana (Alida Valli) casada com um nobre veneziano envolve-se num romance tempestuoso com um jovem militar austríaco (Farley Granger) pondo em causa o seu casamento, os seus ideais políticos e o seu país. Visconti expõe, em jeito operático, a decadência da classe aristocrática, produzindo um melodrama extravagante e arrebatador sobre o amor, a traição e a vingança. Allida Valli é estonteante como a sua paixão, enquanto deambula perdida de dor na noite veneziana, e Farley Granger é filmado como um Apolo perverso. A melodia trágica dos sentimentos consiste na passagem de um a outro – paixão, desprezo, tristeza e ódio – até à explosão final, onde todos desembocam num único caudal. A exibir em cópia digital restaurada.


Filme apresentado no contexto do ciclo Um Filme Falado ou o Cinema e as Outras Artes, concebido por Anabela Mota Ribeiro. A sessão contará com uma apresentação e será seguida por uma conversa com a professora de Literatura Joana Matos Frias e o professor e curador Paulo Pires do Vale sobre a relação entre cinema e música.

Relacionado

Anabela Mota Ribeiro
Anabela Mota Ribeiro

Fotografia: Estelle Valente

Joana Matos Frias
Joana Matos Frias
Paulo Pires do Vale
Paulo Pires do Vale
Anabela Mota Ribeiro
Anabela Mota Ribeiro

Anabela Mota Ribeiro nasceu em 1971 em Trás os Montes. Vive e trabalha em Lisboa.

Fez licenciatura e mestrado em Filosofia na Universidade Nova de Lisboa. No doutoramento, que frequenta, prossegue o estudo do escritor brasileiro Machado de Assis. Foi visiting research fellow da Brown University em 2019. 

Publicou os livros “O Sonho de um Curioso” (2003), com 14 entrevistas, "Este Ser e não Ser - Cinco Conversas com Maria de Sousa" (2016), "Paula Rego por Paula Rego" (2016), "A Flor Amarela - Ímpeto e Melancolia em Machado de Assis" (2017), "Por Saramago" (2018) e "Os Filhos da Madrugada" (2021 e 2022). 

Jornalista freelance, colaborou com diversos jornais e revistas. É autora e apresentadora de programas de televisão. Os mais recentes: Curso de Cultura Geral (2017 e 2018, RTP2), e Os Filhos da Madrugada (2021 e 2022, RTP3). 

Enquanto programadora cultural, colabora com instituições de referência. Entre outros projectos, assinou, com José Eduardo Agualusa, a curadoria da Feira do Livro do Porto em 2017, 2018 e 2020. 

É membro do Conselho Geral da Universidade de Coimbra.

Desde 2013 disponibiliza o seu arquivo no site www.anabelamotaribeiro.pt

Gosta de cinema desde sempre. 

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile