SESSÃO DE CINEMA

SESSÃO DE CINEMA E CONVERSA: VISITA OU MEMÓRIAS E CONFISSÕES

UM FILME FALADO OU O CINEMA E AS OUTRAS ARTES

UM FILME FALADO - CINEMA E ARQUITETURA

Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
08 OUT 2022

17H00

Todos os filmes serão apresentados na sua língua original e legendados em português.

Por motivos de força maior o programa poderá ser alterado.


Acesso

Bilhete (1 sessão): 3€

Estudante/Jovem, Maiores de 65 e Amigos de Serralves: 1,5€

O acesso ao Auditório da Casa do Cinema é feito pela Rua de Serralves nº 873, 30 minutos antes do início da sessão.

Comprar Bilhete

UM FILME FALADO - CINEMA E ARQUITETURA

08 OUT | SÁB | 17H00

CINEMA E ARQUITECTURA

VISITA OU MEMÓRIAS E CONFISSÕES
Manoel de Oliveira

PT | 1982-2015 | 68’

Seguida de conversa com Catarina Mourão (cineasta) e Nuno Grande (arquiteto), moderada por Anabela Mota Ribeiro

Visita ou Memórias e Confissões é uma visita guiada pela intimidade de Manoel de Oliveira, que nele nos mostra a casa onde habitou por mais de 40 anos, na Rua da Vilarinha, e nos fala do seu cinema: das suas convicções e das suas dúvidas, dos filmes até aí realizados e dos filmes que pretendia ainda fazer. Rodado no outono de 1981, numa altura em que Oliveira contava 73 anos de idade, e com a determinação prévia de só poder ser apresentado postumamente, Visita é tanto um momento de balanço sobre a obra feita, como um filme de antecipação, que se projeta no futuro. Agustina Bessa-Luís escreveu, propositadamente para este filme, um diálogo intitulado A Casa, e dedicou-o a Oliveira e à sua esposa, Maria Isabel Carvalhais. Esse é um diálogo entre duas figuras espectrais, um homem e uma mulher, que se passeiam pelos quartos, salas, corredores e escadarias vazios comentando as vidas passadas que por ali se viveram.


Filme apresentado no contexto do ciclo Um Filme Falado ou o Cinema e as Outras Artes, concebido por Anabela Mota Ribeiro. A sessão contará com uma apresentação e será seguida por uma conversa com a cineasta Catarina Mourão e o arquiteto Nuno Grande sobre a relação entre cinema e arquitetura.



Relacionado

Anabela Mota Ribeiro
Anabela Mota Ribeiro

Fotografia: Estelle Valente

Catarina Mourão
Catarina Mourão
Nuno Grande
Nuno Grande
Anabela Mota Ribeiro
Anabela Mota Ribeiro

Anabela Mota Ribeiro nasceu em 1971 em Trás os Montes. Vive e trabalha em Lisboa.

Fez licenciatura e mestrado em Filosofia na Universidade Nova de Lisboa. No doutoramento, que frequenta, prossegue o estudo do escritor brasileiro Machado de Assis. Foi visiting research fellow da Brown University em 2019. 

Publicou os livros “O Sonho de um Curioso” (2003), com 14 entrevistas, "Este Ser e não Ser - Cinco Conversas com Maria de Sousa" (2016), "Paula Rego por Paula Rego" (2016), "A Flor Amarela - Ímpeto e Melancolia em Machado de Assis" (2017), "Por Saramago" (2018) e "Os Filhos da Madrugada" (2021 e 2022). 

Jornalista freelance, colaborou com diversos jornais e revistas. É autora e apresentadora de programas de televisão. Os mais recentes: Curso de Cultura Geral (2017 e 2018, RTP2), e Os Filhos da Madrugada (2021 e 2022, RTP3). 

Enquanto programadora cultural, colabora com instituições de referência. Entre outros projectos, assinou, com José Eduardo Agualusa, a curadoria da Feira do Livro do Porto em 2017, 2018 e 2020. 

É membro do Conselho Geral da Universidade de Coimbra.

Desde 2013 disponibiliza o seu arquivo no site www.anabelamotaribeiro.pt

Gosta de cinema desde sempre. 

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile